Essenciais de viagem: a mala inteligente

Mala de viagem: um assunto que muita gente ainda tem dificuldade e que torce o nariz.

Eu amo preparar os looks que vou usar durante uma viagem, pois já começo a curtir o destino já de casa. Já fui do tipo que levava tudo e mais um pouco com “medo” de estar faltando roupa ou com aquela desculpa “vai que eu preciso? Melhor tem a mais!”.

No entanto, nesses anos todos na moda a gente aprende a ser mais seletiva – sabe o que combina ou não com o nosso tipo de corpo, ocasião e, mais que isso, a ser prática e versátil (isso é, levar apenas o necessário e viajar literalmente “leve”). O trabalho como personal shopper e stylist me fez visitar a casa de várias cliente que me pediam ajuda na hora de organizar os looks de uma viagem. Claro que cada uma tem um propósito (lazer, trabalho) e duração (fim de semana ou 15 dias), mas tem algumas dicas que tenho certeza que vão te ajudar a se planejar melhor e reservar um espaço extra para trazer “presentinhos” que eu sei que você vai querer comprar – quem nunca? Vamos às dicas:

– Planeje com certa antecedência: se você deixar para fazer a sua, do marido e dos filhos de última hora, com certeza vai ser mais estressante e menos inteligente. E as chances de esquecer algo ou, pelo contrário, levar metade do guarda-roupa em looks não combinados são grandes! Por isso tenha em mente todas as informações da viagem como previsão de tempo, programação (terei jantares formais? Vou à praia ou piscina?), e verifique se precisa arrumar alguma peça que deseje levar.

– Leve looks editados: isso mesmo, vamos brincar de editora de moda por um dia! O que significa isso? É levar o look pronto, já com sapato, bolsa e acessórios. Você deve provar para ter certeza de que está te servindo e que ficou feliz com o conjunto da obra. Minha dica aqui é fotografar e deixar salvo na galeria de fotos do celular – acredite, vai te ajudar e muito!

– Pense na versatilidade: as peças devem poder ser coordenadas entre si. Não leve uma jaqueta, por exemplo, que só vai funcionar em uma produção e irá ocupar parte preciosa da sua mala. Você tem que poder usar cada peça no mínimo em dois looks! O ideal é que tudo combine com tudo, por isso é legal pensar em peças-chave como jaqueta jeans ou jaqueta de couro que funcionem na produção de dia e a noite, sobre vestidos mais arrumadinhos, se for o caso. Saltos costumo apostar em um ou no máximo dois modelos confortáveis que eu possa usar tanto em um jantar ou balada como em uma tarde de passeio.

– Cartela de cores: é sempre mais fácil coordenar as peças se elas estiverem na mesma cartela de cores. Mesmo que você ame estampas, pense em um grupo que seja harmônico. Você pode levar peças neutras (branco, off white, rose, caramelo) e combinar com jeans e estampas em cartela suave, por exemplo. Ou preto e branco + uma ou duas cores fortes. Para trazer bossa aos looks, invista em acessórios, o próximo item.

– Abuse dos acessórios: eles não pesam e não ocupam muito espaço na mala e serão essenciais na hora de compor looks lindos. Mas claro que você não vai levar todos, por isso opte pelos modelos que irão combinar com a maioria das produções. No inverno costumo levar um ou dois casacos pesados e muitos lenços diferentes, são ótimos! O mesmo vale para brincos: costumo sempre viajar com um brinco coringa como um ponto de luz na orelha – sempre certeiro, independente da ocasião – e levar uns dois brincos poderosos, grandes e um colar que transforme tudo, que combine com jeans e camiseta ou com um vestido mais chique para jantar. Ah! Quanto aos óculos, bobagem levar vários modelos. Eleja seus dois favoritos e pronto!

– Nos pés: é ilusão achar que você vai conseguir usar um sapato diferente a cada dia. Mesmo que você seja blogger ou viva da sua imagem, fotos, acho uma bobagem ocupar espaço e carregar peso com sapatos. Eu elejo sempre um tênis bonito e confortável, duas rasteiras chiques e confortáveis que te permitam bater perna o dia todo e não machuquem, uma sapatilha básica coringa e um ou dois saltos, de preferência também com o salto grosso e não muito alto. Claro que, como disse, depende das atividades que você terá na viagem, mas esse mix costuma bastar.

– Essenciais de beleza: aqui são os essenciais meeesmo! Uso vários cremes no meu dia a dia, mas quando viajo a ordem é ser seletiva e levar apenas o indispensável. Nada de creme para cotovelo, outro pro pé, mais spray, máscara etc. Vamos nos permitir esse relax e desapego! Leve protetor solar, seu shampoo e condicionador favoritos, desodorante, escova de dentes, sabonete, creme de rosto e corpo e protetor térmico de cabelo, caso ache indispensável. Se faltar algo, vá a farmácia mais próxima e se permita descobrir produtinhos locais. =) O mesmo vale para a maquiagem, ok? Corretivo, base, máscara, blush, batom e uma sombrinha daquelas leves para o dia e um delineador para um “drama” a noite. Não precisa mais do que isso, te garanto! Mesmo porque quando estamos de férias queremos mesmo é curtir e desencanar um pouco do visual super polido do dia a dia. Pelo menos eu sou assim!

Regrinha que sempre funciona: para cada parte de baixo pense em duas ou três partes de cima. As jaquetas devem sempre combinar com os looks – por isso leve duas! Você nunca sabe se o tempo irá mudar de uma hora para a outra, então tênis e um cashmere quentinho são sempre bem-vindos, assim como um maiô ou biquíni! E, pra terminar, reveja as fotos que fez de todas as produções e tenho certeza de que você vai abrir mão de um ou dois looks e não sentirá falta deles. Afinal, você vai comprar coisas novas e é uma delícia estrear novos looks em viagem…