Vai para a praia? Cuidados já!

Engana-se a pessoa que pensa que eu sou totalmente contra o sol. Não sou. Sou contra a pessoa que não sabe se expor corretamente ao sol. E como estamos entrando no verão logo mais, a nossa coluna de hoje trata sobre como tomar sol da maneira correta.

A primeira pergunta que ouço algumas vezes em meu consultório nesta época do ano é: “então posso tomar sol?”, quase sempre com um tom bastante surpreso. Pode, mas – e antes de mais nada – com protetor solar de FPS mínimo de 30 (rosto e SIM, corpo). Não queira chegar na praia ou piscina e logo nos dois primeiros dias torrar ao sol. O resultado será uma pele possivelmente muito vermelha e muito ardida. Sol com proteção adequada resulta em um bronzeado saudável e bonito.

Além do protetor solar químico (como chamamos os cremes ou séruns), indico o uso do filtro físico. Chapéu é obrigatório, inclusive para a proteção do couro cabeludo, para  proteger o rosto, especialmente para quem já sofre com os melasmas. Crianças devem usar camiseta, sempre. Hoje em dia o mercado oferece opções de marcas confeccionadas com tecido de proteção aos raios UV. Use e abuse destes modelos.

Terceiro grande cuidado: o horário. Acredite na questão do horário: prefira sempre estar exposta aos raios solares entre 7h e 10h e depois das 16h. Lembre-se que estamos agora no horário de verão e precisamos considerar o “real” horário. Pesquisas já mostraram que a incidência dos raios nocivos para a pele são consideravelmente maiores quando falamos do intervalo entre 10h e 16h.

E uma última “lição”: toda pele tem um limite de bronzeamento, definido pela quantidade de melanina que a pele é capaz de produzir. Quando seu corpo chegar a esse limite, a pele deixa de ganhar uma cor bonita e passa a queimar, o que é extremamente prejudicial. Respeite o limite da sua pele. Cuide-se. O verão vai passar, mas a sua pele te acompanhará por muitos e muitos anos…

Um abraço, Dra Carla Vidal