5000 anos de história na Era do Ipad

O ritmo estressante da vida moderna tem levado mais e mais pessoas a procurar relaxamento, autoconhecimento, bem-estar e saúde na técnica criada há mais de 5000 anos na Índia, o Yôga. Segundo o Yoga Journal, somente nos Estados Unidos existem mais de 100 mil instrutores e 16 milhões de adeptos. Essa prática possui diversas modalidades.

O SwáSthya Yôga, por muitos considerado o método mais antigo, compreende as modalidades: Rája, Bhakti, Karma, Jñána, Layá, Mantra e Shakta. A técnica engloba meditação, respiração, mantra, relaxamento, limpeza corporal e os chamados “ásanas”. Os ásanas são as típicas posições executadas na prática do Yôga. Já foram catalogadas mais de 2000 diferentes delas. Embora muita gente confunda os ásanas com a prática de exercícios ou musculação, eles na verdade são parte integrante do processo de restauração do equilíbrio entre a mente e o corpo. Ao contrário do que muitos acreditam, a execução de cada uma dessas posições exige muito mais concentração, respiração e consciência corporal do que força. Quando um praticante executa um ásana de maneira correta, sua feição deve estar serena, relaxada e calma ao ponto de exibir um sorriso no rosto, diferentemente do que se vê nas academias quando as pessoas praticam as outras modalidades existentes de fitness. A medida que o aluno vai evoluindo, uma mesma posição ou ásana vai paulatinamente se tornando mais desafiadora. Os ásanas são executados com longas permanências, trabalhando a isometria dos músculos. Antes de executar cada um é fundamental que o praticante feche os olhos e visualize por alguns instantes que o está executando de forma perfeita, com leveza e facilidade. Durante a prática, este exercício de mentalização é utilizado constantemente, já que tudo aquilo que se cria com a mente, o corpo executa mais facilmente.

Nesse primeiro post pretendo mostrar os graus máximos de 4 posições fundamentais da prática, bem como explicar os benefícios que elas trazem.

– Natarajásana – posição do rei dos bailarinos – Shiva
Os olhos estão focados num ponto fixo a frente. Nesse momento é fundamental o trabalho na flexibilidade da lombar e braços. O ponto de apoio do corpo está totalmente concentrado no tornozelo da perna base. Isso exige extrema concentração, o que na prática já é o início do treinamento da meditação.

– Úrdhwa upavishta kônásana – posição de elevação do corpo sobre os braços
O peso do corpo está totalmente transferido para os braços. A concentração está focada nos músculos do abdômen e coxas. Nesse momento a consciência corporal está sendo extremamente demandada porque a chave do movimente é o equilíbrio. A mente está livre de qualquer outro pensamento.

– Chakrásana – a posição dos chakras
Esta é uma das posições mais importantes do Yôga. Ela estimula os ckakras, que são os centros de energia do corpo. Os 7 chakras principais se localizam da base da coluna ao topo da cabeça. A coluna em arco com a cabeça para baixo, estimula o fluxo da energia vital por todos eles simultaneamente. Nesse momento ocorre o afloramento das características referentes a cada um deles:

Múladhára: virilidade.
Swádhistána: fundamento de si mesmo.
Manipura: dinamismo.
Anáhata: fortalecimento das emoções.
Vishuddha: comunicação.
Ájña: intuição.
Sahásrara: revelação de que o indivíduo é parte indissolúvel do universo.
Os 7 chakras funcionando em harmonia são a chave para um corpo e mente saudáveis.

– Vrishkásana – posição do escorpião
Esta é uma das variações mais avançadas do que os praticantes de Yôga geralmente chamam da posição invertida. A sustentação do corpo se dá inteiramente pelos ombros. A cabeça para baixo intensifica o fluxo sanguíneo para o cérebro, aprimorando e potencializando a criatividade, a memória e o raciocínio rápido.

O que realmente importa na prática do Yôga é o caminho e não o destino. As posições ilustradas neste artigo não devem ser encaradas como um objetivo a ser atingido pelo praticante e sim como uma evolução natural e prazerosa da prática ao longo dos anos.

Portanto, as pessoas quando olham alguém executando uma posição e não conseguem se imaginar executando a mesma, por parecer muito difícil, tem que ter em mente que dentre as 2000 posições catalogadas existem as variações mais simples, facilmente executáveis e que ainda assim trazem os mesmos benefícios. Corpo e consciência passam a trabalhar em harmonia melhorando consideravelmente a qualidade de vida.

2 comentários COMENTE TAMBÉM

Adorei o texto Gi Correa!
Comecei a praticar Yoga há 2 meses, tenho algumas lesões na coluna e preciso ir com muita ponderação, mas mesmo assim consigo fazer muitos Ásanas s e me sentir muito bem com todos eles! Os benefícios da Yoga são INACREDITAVEIS para a mente e para o espirito!

Nos escreva mais!

Olá Natasha
Que bom que você curtiu o texto. Fico muito feliz! 🙂 E que bacana saber que você está fazendo Yôga. Mesmo tendo esse probleminha, você já deve ter percebido o quanto o Yôga desenvolve outras habilidade no praticante, além de físicas. Eu sempre converso com os meus alunos sobre isso! Isso mesmo, mente e espírito! 😉 beijinhos e jajá sairá um novo texto com mais informações interessantes! 😉

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores