Praticando nas alturas – Rooftop Yoga

Você já praticou no alto de uma montanha? Alguma vez já meditou contemplando o pôr do sol? E ouvindo o barulho da chuva? E dos pássaros? Quando pensamos em meditar, normalmente nos vem a mente buscar um lugar calmo e em contato com a natureza. O fato é que você pode encontrar esse lugar, olhando para o céu, da janela do seu escritório e por apenas 2 minutos aquietar e estabilizar. Pode também, do trânsito, contemplar as árvores espalhadas pela cidade e perceber a força da natureza, em ver aquela árvore resistindo a poluição, ao concreto, ao excesso de calor, enfim, valorizar o fato dela se manter ali, independente de tudo. Pois hoje, fui em busca da minha conexão no terraço do shopping JK Iguatemi.

Track&Field, My Yoga e Inner Enterprises organizaram um evento muito especial. Praticamos no rooftop do shopping, em meio a arranha-céus, entre a Marginal Pinheiros e a Av. Juscelino Kubitschek, um dos cruzamentos mais caóticos de São Paulo em horário de pico. Sábado pela manhã, a cidade nascendo, e parece que estamos em outro lugar. Ao chegar no terraço, começamos com uma prática de pranayama (respiração) e meditação com a querida Professora Nanda Priya. Começamos trazendo a atenção para o momento presente, para o prazer do simples ato de respirar e Nanda nos envolvia com a sua voz doce e melodiosa, nos inspirando para o aqui e agora. Ela dizia: “e se essa fosse a sua última respiração, com qual intensidade você a faria?”. Essa frase ficou na minha cabeça. Encerramos a primeira parte da prática vocalizando OM contínuo, em uníssono, buscando equalizar a energia do grupo. Fazia um bom tempo que eu não tinha essa experiência de vocalizar esse mantra na companhia de tantas pessoas. Ele vibrou fundo dentro de mim.

Com essa energia toda, fomos para a prática de ásanas (técnicas corporais) ao ar livre. Deva Bandhu ministrou essa parte em conjunto com a Nanda. Começamos sentados com os olhos fechados. Respirando profundo, já deu para sentir alguns raios de Sol que passavam por entre as nuvens, já que o dia amanheceu um pouco nublado. Para a prática ao ar livre, o tempo estava excelente, fresquinho, e de vez em quando o Sol aparecia para nos aquecer e energizar. Ficamos em pé e começamos os ásanas. Agora com os olhos abertos, o céu estava tão pertinho, dava para ver os prédios comerciais a nossa volta, um pouquinho mais longe alguns prédios residenciais e dava para contemplar as copas de algumas árvores do Parque do Povo. Aquele contraste de natureza e cidade, verde e cinza, um silêncio precioso, uma vontade interna de conectar. Haviam praticantes de todos os níveis, mulheres e homens, todos em busca daquela profundidade da “última respiração”, que a Nanda nos falou no início do dia. Estávamos mesmo querendo alcançar esse ponto.

A playlist da aula, foi escolhida pelo Dre Guazzelli, que depois me contou que foi escolhendo as músicas na hora, sentindo o clima, sentindo o que o momento pedia. A música ajuda muito na interiorização das percepções, no nosso desejo de ir fundo, e hoje, o Dre teve a sensibilidade para selecionar músicas muito especiais. Praticamos ásanas de todos os tipos, desde os mais básicos até alguns avançados, cada praticante no seu ritmo e todos buscando a auto-entrega. Nanda sempre nos dizia para levar a atenção para o peito e buscar aquele sentimento de amor universal, para elevar os nossos pensamentos e sentimentos. E assim, depois de um yoganidra profundo (relaxamento) nos sentamos para meditar e encerramos a prática vocalizando um mantra que nos faz vibrar com a energia de paz e amor do Universo, elevando os nossos pensamentos. O mantra é assim:

vishwan purnam sukhayate

Ao abrir os olhos, me senti leve, cheia de energia, olhei para o céu e agradeci por ter tido uma experiência tão agradável, na companhia de pessoas que eu nunca havia visto e talvez nunca mais encontre na vida, mas que nessa manhã, durante a prática, nos tornamos únicos, compartilhamos o nosso desejo de ir fundo, de nos entregar e poder vivenciar aquela profundidade da “última respiração” que a Nanda nos falou logo no início da manhã.

Ao terminar a prática, tivemos um brunch saudável preparado pela Urban Remedy, massagens e logo em seguida uma palestra da nutricionista Ale Luglio. Eu fiquei encantada com a simpatia da Ale. Ela nos trouxe reflexões como: você come para que? Você já parou para pensar no impacto que o alimento que você consome gera no meio ambiente? Nenhum alimento é bom e nenhum alimento é ruim, a forma como você utiliza esse alimento é que pode ser boa ou ruim. E assim ela nos chacoalhou e saímos da palestra podendo perceber que a alimentação vai além apenas da preocupação com o que vamos comer, mas devemos ter consciência de que os nossos hábitos alimentares impactam no meio ambiente e nós já estamos sofrendo as consequências. Vamos refletir sobre isso!

E para encerrar, além da camiseta e do mat do evento, ganhamos um kit super especial, com frutinhas orgânicas da Leve BEM delivery orgânicos, sabonetes da Lush, chá da Talchá, um copão rosa lindo da Track&Field e um café da Santa Mônica café gourmet. 🙂 A proposta desse evento é proporcionar momentos que inspirem um estilo de vida saudável e consciente para as pessoas que vivem na correria das grandes cidades. Experiências no alto dos prédios, terraços e helipontos. Uma oportunidade para elevar o espírito e vivenciar novas sensações. Eles conseguiram!

Eu gostaria que meus alunos e amigos estivessem lá para poder experienciar tudo comigo. Gostaria que eles tivessem tido a oportunidade de ouvir, sentir e se entregar, como fizemos hoje. Como eles não puderam estar presentes de corpo físico, estiveram presentes no meu pensamento. 🙂 Espero ter podido compartilhar um pouquinho do que vivenciamos nesse dia com você e quem sabe um dia você possa participar de um evento como esse e depois compartilhar comigo como foi. Vou ficar muito feliz em saber!

Namastê!