Receita: Bolo Invertido de Figo e Mel

Receitinha de um doce de-li-ci-o-so para adoçar o nosso final de semana.

Quem não gosta de cometer uns “pecadinhos da gula” durante os dias de descanso? Eu me incluo nessa, ainda mais se for com esse bolo de figo com mel, receita da querida Leticia Massula, nossa colaboradora aqui do Achados.

—-

Se tem um “trem” que eu acho lindo é um bolo invertido! Desde criança ficava encantada ao ver aqueles bolos lindos com rodelas de abacaxi caramelado, entre dourado e cobre, coroando a massa fofinha do bolo… ô lindeza! Fora que eu sempre achava uma das mágicas da cozinha as receitas que levavam caramelo no fundo da forma pra então entrar a massa, vibrava vendo minha mãe fazer o caramelo do pudim; e os bolos invertidos, então!? Que ainda levavam frutas… Eram puro deleite pra mim.

Para esse em especial eu usei a massa de bolo de uma amiga, a Nely. O diferencial nesse bolo invertido é que, no fundo da assadeira, em lugar do característico caramelo de açúcar usei um mel de florada silvestre, que trouxe de Pirenópolis. Depois que virei o bolo no prato, o mel molhou toda a massa e deixou o danado parecido àqueles bolos de frutas de natal. Ficou delicioso!

Com as sobras de massa ainda fiz dois bolinhos pequenos recheados com figo, mas estes sem mel. Ficaram perfeitos com café!

Ingredientes: (rende 1 bolo pequeno + 2 bolinhos)

– ¾ xícara (chá) de manteiga
– 1 xícara de açúcar
– 2 ovos
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 copo de iogurte natural
– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
– 1 colher (chá) de bicabornato de sódio
– 1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
– 5 colheres (sopa) de mel
– figos frescos em lâminas, quanto baste para cobrir o fundo da assadeira


Modo de preparo:

Massa
Preaqueça o forno na potência alta (180° a 200°C). Bata o açúcar com a manteiga até dobrar de volume. Acrescente os ovos e continue batendo até estarem bem misturados. Acrescente o iogurte natural e em seguida a farinha de trigo. Bata bem até a massa ficar aerada e com bolhas de ar. Acrescente o fermento e o bicarbonato, e então apenas mexa com uma espátula, até estarem bem misturados à massa. Acrescente no final um pouco mais da metade das nozes picadas. Reserve o restante. Misture bem com a massa.

Forre o fundo de uma assadeira com as fatias de figo e regue com o mel. Cubra com a massa e finalize polvilhando com o restante das nozes.

Leve ao forno preaquecido (20 minutos de antecedência pelo menos) na potência alta (180 a 200 graus) por 15 minutos ou até o bolo crescer. Abaixe o fogo (150 graus). Deixe por mais 20 minutos para que asse. Para saber se está assado: enfie um palito e veja se sai limpo.
Deixe esfriar antes de desenformar.

Para os bolinhos, unte as forminhas, forre com uma colherada de massa, disponhas as lâminas de figo e cubra com o restante da massa. Forno alto 10 min e + 15 min baixo pra assar.

Aí é só recolher os elogios! Hummm…