O que é ser designer?

Se você já pensou em ganhar a vida fazendo arte, o post de hoje pode ser uma mão na roda. Conversamos com alguns profissionais da área e descobrimos alguns segredos que podem ajudar quem quer seguir por este caminho profissional.

Em tempos em que milhares de jovens tomam a decisão de seguir por um entre tantos caminhos profissionais, achamos importante falar um pouco sobre a profissão do designer, carreira pouco compreendida e muito subjugada.

Para começar, um designer é o profissional responsável por unir estética e funcionalidade de uma forma criativa e prática em produtos, superfícies, em elementos gráficos, editoriais, moda, etc.

O Dia do Designer é comemorado no dia 5 de novembro, mas infelizmente, este ano comemoramos a data com pouca empolgação. É que a presidente Dilma Rousseff vetou um projeto que regulamenta a profissão de designer. Portanto, eles continuam sem um estatuto e sem órgãos especiais para fiscalização do mercado. No entanto, muita gente ainda segue firme e forte por essa profissão e fazendo coisas lindas que valem a pena. E nós conversamos com alguns desses profissionais para saber o que eles pensam sobre o mercado e a carreira no design.

Adriana Stolfi
É ilustradora, designer e artista visual com passagens pelo mundo da moda (criando estampas para marcas como Triton e Coca-Cola Clothes) e também assina uma coleção de papeis de parede na Kola.

Elisa Rocha
Sócia-proprietária da Kola, Elisa carrega na bagagem passagens por grandes agências de publicidade. Hoje, dedica-se ao e-commerce de adesivos e papeis de parede, fazendo questão de agregar amigos e colegas ilustradores em suas coleções assinadas.

Elen Peres
Formada em Desenho Industrial pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, Elen é ilustradora e cria estampas incríveis, dessas super fofas. Além da arte digital, a designer também se dedica à arte feita à mão. Ela adora confeccionar bonecas e personagens em tecido, com um jeito de costurar bem tradicional.

Lucas Rampazzo
Apaixonado pelos traços geométricos e com uma quedinha pela abstração, Rampazzo já assinou a capa do disco “Convoque seu Buda”, do Criolo, em parceria com Cisma, fez residência artística na cidade holandesa de Rotterdam – considerada uma das mais inovadoras do mundo – e entrou de cabeça em um projeto que, em 2014, espalhou mesas de ping-pong pelas ruas de São Paulo. Ele também assina uma coleção de adesivos de parede para a Kola.

Raphael Sonsino
Designer e ilustrador, Sonsino já trabalhou com grandes marcas no mercado publicitário e já teve um de seus quadros expostos em Paris. Com uma adoração à arte, hoje desponta com um trabalho autoral que abraça influências urbanas e cubismo, em traços que despertam curiosidade. Ele também assina uma coleção de adesivos de parede para a Kola.