Uma visita a LUSH

Para escrever esse post da forma certa os computadores deveriam ter a função “cheiro”. Isso porque descrever a experiência que tive na fábrica da Lush sem a possibilidade de incluir esse sentido não faz jus ao que vivi. Que lugar mágico!

Todos já sabemos que a Lush é mestre em cosméticos feitos à mão, com ingredientes naturais, 100% vegetarianos, mas eu digo que você não imagina o quão literal são esses princípios. Por exemplo, quando eles dizem ingredientes naturais não estão falando de um extrato de banana, óleo de laranja extraído por máquinas ou misturado a outras substâncias químicas, eles estão falando literalmente de ingredientes frescos! Frutas frescas – bananas, papaia, manga -, algas direto do mar, sal marinho, flores secas… Sim, eles têm uma geladeira enorme cheia de caixas de frutas e outros ingredientes, importados de diversas partes do mundo, para serem usados nas preparações. Ou seja, você entra numa fábrica de cosméticos e tem uma pessoa descascando abacaxis que serão usados para o creme de rosto que você compra na loja. Fresco e natural assim!

E foi exatamente neste departamento que começou nosso passeio pela Lush. No meio de tantas frutas e ingredientes frescos, estávamos na sessão de Dairy como eles chamam, que se trata de parte de cremes para o rosto e corpo. Claro que eles tem algumas máquinas, essenciais para o processo, como grandes caldeirões, as misturadoras e batedeiras – que aliás são as mesmas que se usa nas padarias, aquelas de bater bolos, claras e afins – mas tudo, e digo tudo, tem o dedo dos dedicados funcionários da Lush. Esse é outro ponto importante de salientar: todo mundo que estava lá parecia extremamente feliz de trabalhar para a empresa e queriam nos mostrar o que faziam e quanto eram importante para cada parte do processo de se fazer um cosmético.

Ainda na seção de cremes vimos como cada produto é embalado. Alguns produtos mais densos contam com a ajuda de máquinas nesse processo mas, mais uma vez, a mão humana é indispensável, já que cada um dos selinhos com o nome de quem fez, data de fabricação e validade, é colado a mão, um por um.

Depois dos cremes fomos para a fabrica de sabonetes. Os soaps são feitos em formas temáticas ou em barras e uma das coisas mais impressionantes que vimos foram os pães. Sim, em alguns casos eles acrescem pão na mistura para dar a consistência correta. Ali também tinham algumas dezenas de cascas de limão espremidos, que Mark (funcionário há 14 anos da marca) nos explicou que foram usados para fazer o sabonete de limão, limão siciliano e tangerina.

Outra fábrica que visitamos – estivemos em umas 5, mas eles tem por volta de 15 fábricas espalhadas por Poole – foi a das bombas de sais de banho (aquelas que explodem quando colocamos na banheira). Ali o cheiro era de matar! Elas são feitas com um certo “pozinho” de diversas cores e perfumes e são “prensadas” na forma de bola à mão. Aqui, tive a oportunidade de fazer uma bomba – quem me acompanha no snap conferiu em tempo real!

Saindo de lá fomos ver as espumas de banho que eles chamam de bubbles. As cores ali são lindas, vivas e vibrantes. Vimos como se faz a The Conforter, tipo um rocambole nas cores branca e pink, enrolado a mão e cortado no peso certo. Fiquei imaginando como seriam as bolhas que aquilo formaria na banheira.

A última parte da aventura na fábrica foi na Lush Kitchen. Uma “cozinha” totalmente equipada para fabricar, cozinhar, empacotar os produtos porém, diferentemente da fábrica, ali são feitas pequenas quantidades, as vezes alguma edição especial ou até produtos que serão produzidos em menor escala, bem exclusivos. Esses produtos tem venda somente pela internet e estão sujeitos à disponibilidade da cozinha. Foi na Lush Kitchen que mostramos nossos dotes culinários – que não temos, rs! – e fizemos nosso próprio Karma Shower Gel. Desde a pesagem dos ingredientes, que deve ser super precisa, até misturar, colocar no fogo, aroma, corante – natural, sempre! – até embalar… E teve até nosso adesivinho “feito por Bia P.” e “feito por Bia C.”. Muito amor! <3

E quando achamos que o “sonho” tinha acabado, fomos levadas para o Hair Spa da Lush – o Hair Lab. Lá recebemos um tratamento de rainha, testamos produtos novos ainda em teste que poderão ou não ser lançados – meu cabelo nunca ficou tão macio -, ganhamos massagem, uma bela escova e ainda aparei minha franjinha.

O dia terminou com uma visita à primeira loja da Lush, onde ainda fica o escritório do casal fundador da marca, no andar de cima. Pequena e super fofa, eles tem produtos exclusivos, inclusive um perfume delicioso, o 29 (número da casa na rua), que já estou usando.

Resumindo: um dia inesquecível e que vai ficar na memória!

Obrigada a equipe da Lush Brasil, Press Pass e Hannah e Mark que nos acompanharam por lá.