Meditando todos os dias

Eu percebi nos meus alunos uma necessidade muito grande em ter ferramentas para auxiliá-los na prática em casa. Eu conheço muito bem essa necessidade, pois quando eu iniciei as minhas práticas, eu não sabia por onde começar. Mesmo praticando todos os dias, com o auxílio do meu professor, eu não me sentia segura ou até mesmo motivada a praticar sozinha. Eu sempre achava que o motivo era a falta de tempo, falta de experiência para escolher qual técnica utilizar ou não achava que iria conseguir meditar no ambiente barulhento da minha casa, enfim, eu poderia escrever uma lista de obstáculos que eu encontrava que me faziam desistir antes mesmo de começar.

Existem várias formas de meditar, então, para quem está começando, o ideal é experimentar diversas técnicas e encontrar aquela que se encaixa melhor para você. Isso é muito pessoal! Uma dica importante é não se cobrar muito em encontrar rapidamente qual é a melhor técnica. Vivencie cada prática de meditação com prazer, percebendo as sutis diferenças que existem de uma modalidade para a outra, e com o tempo você vai se identificar mais com um determinado estilo.

Eu tenho muita sorte em ter alunos que além de praticar, se interessam muito por livros, reportagens sobre Yôga e um estilo de vida saudável. Então, nas últimas semanas, duas alunas me enviaram sugestões de aplicativos, pedindo a minha opinião.

O primeiro que eu conheci foi indicado pela minha aluna Aline Arruda. O nome é Sattva. Eu simplesmente adorei. Achei super interessante a forma como eles estimulam a prática da meditação. Funciona mais ou menos assim: você pode escolher três tipos de meditação que pode ser a guiada, com música ou com mantras. Depois você escolhe o tempo, que pode ser o quanto você quiser, porém, eles colocam como opção um mínimo de 5 minutos, o que parece pouco mas é tempo suficiente para começar a sentir os efeitos da meditação. O que é interessante é que a cada prática, você acumula minutos e nos primeiros 300 minutos, você vai para o nível 1. 300 minutos parece uma eternidade, mas pense que se você fizer apenas 5 minutos por dia, em dois meses, você já passa para o próximo nível. Outro detalhe que estimula é que existe uma espécie de ranking por cidades e por pessoa, então, conforme você vai praticando, vai ajudando a sua cidade a subir no ranking e quem sabe, futuramente, você não fique entre os primeiros. Olha que interessante, o Rio de Janeiro está em primeiro lugar e São Paulo em segundo. Estamos na frente de Nova Deli, Índia. Acredita?

O segundo aplicativo foi indicado pela Bia Perotti. É o Headspace, e é realmente um Achado!!! Eu estou simplesmente encantada. O diferencial deste aplicativo são as animações que ilustram bem quais são as dificuldades e qual será o caminho que você irá percorrer no processo de conquistar a disciplina da meditação, mas tudo isso feito de uma forma bem descontraída. Ao se inscrever, você tem acesso a 10 sessões de 10 minutos. Eu adorei. Outro detalhe que ajuda a manter a disciplina é que você pode configurar lembretes diários, com mensagens bem curtas, mas inspiradoras, ao longo do dia, para se animar a meditar.

Espero que você goste das sugestões dos aplicativos e que finalmente conquiste a sua disciplina diária na prática da meditação. Afinal, o que são apenas 5 ou 10 minutos no seu dia?

Boa meditação! SwáSthya!

10 comentários COMENTE TAMBÉM

oi gi oi bia, meditar relaxa ate a alma 😀 descobri hoje que tenho problemas no coração, acho que esse é um grande remedio 🙁
gi, bia me visitem também:
Gilvaniaevans.com

Oi Gil, medite bastante e vc vai deixar o seu coração bem leve e saudável… Você vai ver! 😉 pode deixar que eu vou entrar no seu site sim! Bjao.

Gi, obrigada pelas dicas! Vou abusar: você conhece aplicativos para prática de yoga em casa? Faço uma vez por semana com um professor, e já vi algumas aulas no youtube, mas queria algo mais confiável…
Um abraço!

Oi Paola, imagine! Rs pode abusar sempre! ❤️ Vou ser sincera com você… Eu cheguei a baixar alguns aplicativos mas não deu tempo de testar… Eu vou dar uma boa olhada e te mando umas dicas! 😉 que legal que você já pratica… Qual é o estilo? Só para eu direcionar melhor as minhas pesquisas do app… 😉 beijinhos.

Uso diariamente o aplicativo para meditação chamado: Calm, acho ele ótimo, com sons variados de locais e paisagens, e meditação guiada também, faz com que saímos da realidade.

Oi Fernanda! 🙂 Eu vou dar uma olhada nesse app e depois te falo! 😉 Já gostei do nome! 😉 Beijinhos.

Adorei! Vou baixá-los para usar na minh meditação diária. Um beijo!

O blog está cada dia mais bonito! E cheio de experiências belas e que merecem ser compartilhadas! Amei as dicas!

Oi Ariene, que bom que você gostou! 🙂 É um orgulho fazer parte deste blog. Que bom que você gosta! A Bia é realmente uma pessoa especial que coloca o seu bom gosto e boas energias em tudo! Por isso que o blog é assim!

Comentários fechados.