Quarto “Faça Você Mesmo”

O quarto é o nosso universo particular, o único ambiente onde realmente conseguimos desacelerar e curtir um tempo a sós. Mas e quando detestamos a decoração dele? Mesmo que você saiba exatamente o que quer fazer no seu espaço, na maioria das vezes os preços não ajudam, então a gente acaba se conformando e empurrando com a barriga. É ou não é? Bom, mas como decoração tem tudo a ver com bem-estar, decidi pegar um cômodo legal como inspiração.

Esse projeto é todo no esquema “faça você mesmo”, realizado pela blogueira do Vintage Revivals. São muitas ideias, então pega o lápis e anota:

Cabeceira Statement

Hoje em dia quase todo mundo usa cama box, mas é sempre um dilema resolver como será a cabeceira. Existem muitas possibilidades, só que quando o orçamento está apertado elas caem pela metade, vamos combinar. Esse quarto conseguiu unir duas ideias legais em uma peça só: uma chapa estreita de compensado serve de fundo para o arranjo suspenso feito com a técnica do macramê – existem alguns tutoriais na internet ensinando como fazer, mas você também sempre pode recorrer à ajuda da vó ou de uma tia prendada. Outras opções que cabem no bolso são: adesivo estampado (na minha casa é assim), pintura emoldurando a cama, um tecido étnico lindo pendurado ou uma parede galeria com vários quadros.

Espaço bem aproveitado

Os apês andam tão pequenos que às vezes mal sobra espaço para usar um criado-mudo – pelo menos não dos dois lados da cama. Contorne o problema criando mais superfícies de apoio que não atravanquem a passagem, como prateleiras suspensas. Você pode comprar modelos soltos em home centers, onde os funcionários costumam inclusive cortar as peças na medida certa, e para fixar use mãos-francesas normais ou pinte-as com tinta spray colorida para um efeito descolado. Certifique-se de que a altura e a profundidade das prateleiras não vão te atrapalhar em nenhum momento e depois é só decorar sua mini-estante com objetos legais e de repente até uma plantinha.

Almofadas para repaginar

Nenhuma solução é tão simples para renovar um ambiente quanto comprar almofadas novas. E aqui elas ainda dão um acabamento melhor na cama, que fica parecendo quarto de hotel. Para não exagerar na miscelânea de cores e estampas, escolha pelo menos dois modelos lisos ou mais discretos, com uma textura interessante. Se quiser economizar, compre apenas as capas em lojas mais bacanas e deixe para comprar o recheio da almofada em um lugar baratinho.

Penteadeira improvisada

Não adianta negar: quase toda mulher sonha com uma penteadeira no quarto. Aqueles modelos vintage restaurados com laca colorida são incríveis, mas muitas vezes inacessíveis também. A saída é montar um cantinho de beleza usando móveis soltos e mais econômicos, como uma mesa branca comum que andava perdida pela casa, uma cadeira confortável e (claro) um espelho, de preferência de medidas generosas. Para glamourizar um pouco, compre um tapete estampado pequeno e decore o tampo da penteadeira com flores, latas fofas e potes que ajudam a manter a organização.

Luminárias DIY

Luminárias são bem-vindas em qualquer lugar, principalmente no dormitório, já que trazem um clima aconchegante durante a noite. Para não estourar o orçamento, arrisque montar a sua própria peça – o que mais tem na internet são tutoriais de como fazer uma luminária. Os materiais não precisam ser caros, já vi abajur com cofre de porquinho de plástico, lata de leite ninho e outras coisinhas que normalmente seriam descartadas, então é só deixar a imaginação falar mais alto.

Teto pintado?

Ok, admito que essa seja uma sugestão ousada – ainda mais na cor verde musgo, mas de repente pode ficar legal se você tiver todas as paredes branquinhas. Quem não quiser arriscar deve escolher um tom bem delicado, como rosa queimado, e fazer um teste em um trecho do teto. Se depois de uns dias você ainda estiver gostando do resultado, aí sim se joga e pinta tudo. Ah, e vale lembrar que o ideal é fazer isso em cômodos bem iluminados, para não criar uma sensação de “achatamento”.