De olho em você

Hoje é comum encontrar referências de “olhos fake” em produtos, campanhas e fotos aleatórias nas redes sociais que utilizam a técnica trompe l’oeil, de ilusão de ótica.

O ilustrador Saul Steinberg, que faleceu em 1999, aplicou em seus desenhos nos anos 70 (confira mais do seu trabalho aqui). Em 2009, a dupla de fotógrafos Inez & Vinoodh usou a técnica em um dos seus editoriais e a marca de acessórios Yasbukey fez algo similar em 2011, que não é pintura, mas usou outro material para representar o olho. A parceria da cantora Betty Ditto com a M.A.C. na coleção de verão de 2012 também aderiu ao estilo. Lindas as embalagens, não?

Desde o ano passado várias marcas apostaram no uso do “olhinhos”, como é o caso da marca fofa de roupas infantis de Nova Iorque, a Noeuf e na campanha da coleção de sapatos da blogueira Chiara Ferragni. Na coleção da Kenzo é fácil encontrar em tudo: nas unhas, sapatos, calças, blusas e principalmente nas fotos de fãs da marca usando a técnica. As bolsas Lulu Guinness viraram hit e estrelaram produções vistas no Instagram de todas as blogueiras londrinas durante a Londres Fashion Week.

Em setembro teve uma “febre” de compartilhamento nas redes sociais do trabalho do artista Sebastian Bieniek e apareceu também no convite do desfile da Stella McCartney (Paris Fashion Week), além de várias revistas de moda e nos clicks das blogueiras Leandra Medine e Susie Bubble. A marca Craig&Karl tem ótimos exemplares (adorei!) e para finalizar, fotos aleatórias da marca Yazbukey e da DJ Harley Vieira Newton.

Tantas referências legais, mas não lembro de ter visto nada nesse estilo aqui no Brasil. Ou alguém já conhece?