Sacola Ecológica de Compras

Por Karen Hofstetter

Tenho acompanhado aqui de Berlim a polêmica em torno da proibição das sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo. Por viver uma situação semelhante na Alemanha, achei legal trazer o assunto para o blog e contar um pouco sobre como as coisas funcionam por aqui e como aprendi a mudar o meu comportamento nesse cenário.

sacola supermercado

Há pouco mais de 2 anos, quando cheguei aqui e fui pela primeira vez fazer a compra do mês, me lembro bem da minha reação de espanto quando tive que pagar € 0,29 pela sacola plástica no supermercado. Achei tudo aquilo um absurdo. Precisava de umas 5 sacolas e por isso pagaria quase 2 euros (R$ 5) por elas. Foi quando olhei ao meu redor e percebi que a maioria das pessoas carregava sua própria, resistente e espaçosa sacola. Mas que bilhante ideia, não?

Sim, mas apenas trazer as minhas sacolas não resolveria o problema. Precisava carregá-las. Não ter um carro aqui já eliminou praticamente todas as chances que eu teria de conseguir fazer a compra do mês de uma vez só. No começo foi bem difícil. Tinha que planejar o que cabia em uma sacola e que seria necessário para 1 semana. Errei bastante até pegar o “jeito”. Quando comprava de mais, não cabia na sacola. Quando cabia, ficava pesado, ou quando sobrava espaço, faltava alguma coisa.

Trocar uma compra mensal por 4 semanais parece uma tarefa difícil, mas é uma mudança de comportamento que ajuda muito mais do que “apenas” o meio ambiente. Com o tempo a gente aprende o que realmente precisa para 1 semana. Aprende também que se você compra de pouco em pouco, não desperdiça comida, as coisas não estragam e você ainda economiza mais dinheiro no fim do mês.

mudança de comportamento - sacola supermercado

Além de ajudar o meio ambiente, economizar no fim de mês e evitar o desperdício, a ida ao supermercado pode ficar muito mais charmosa se você trocar as sacolas de plástico por sacolas ecológicas ou de tecido resistente. Dá uma olhada:

sacolas para supermercado - tote bagsFotos: Reprodução

TOTE BAGS: •  1  •  2  •  3  •   NYLON: •  4  •  5  •  6  • TECIDO: •   7  •  8  •  9  •  10  •  11  •  12  • COURO: •  13  •  14  •  15 

Viu como compras e consciência cabem na mesma sacola? Vai aderir?

11 comentários COMENTE TAMBÉM

Karen,
Adorei o seu post, é tudo uma mudança de hábito mesmo, já estou me concientizando.

Muito legal!! Quando morei em Israel, usava muito o sistema dos carrinhos de compras, aqueles que parecem de escola. Além de práticos, não precisava carregar peso algum e ainda era um charme 🙂
Não custa nada aderirmos essas ideias, só ajuda 🙂
Beijos para toda a equipe do Achados que tanto adoro!

thank you for featuring my tote bags! 🙂

Como tudo aqui nesse espaço virtual é belo, amei o post sobre as Eco Bag, não somente pela questão do estilo, mas principalmente ao vislumbrar que um email de comunicação para adultos jovens se preocupa com a natureza. Bem isso é o mínimo do mínimo que podemos fazer, mas fazendo com estilo, quem sabe agrade muitas outras pessoas. Parabéns!

Karen,

Adorei o post! Também morei fora, em Madrid, e no começo foi difícil de me adaptar a levar a minha sacola e a comprar exatamente o que eu precisava. Concordo com você que tudo é uma questão de hábito! Não há problema algum em levar nossa própria sacola para o supermercado, principalmente, um monte de gente que está reclamando anda de carro (o que é mais fácil ainda de levar a própria sacola). E vamos virando um país consciente!! 🙂

Karen
Moro em Belo Horizonte(MG) e aqui as sacolinhas de plásticos foram banidas do comercio…uma lei municipal que teve todo o apoio das redes de supermercado. Durante um período fizeram um trabalho de conscientização para a mudança de hábito. Uma medida adotada pelas redes de supermercado foi dar desconto na hora da compra para o cliente que levasse sua própria sacola, durante cerca de 6 meses antes da data de início da lei…bom pra todos!
E uma rede de supermercados daqui teve uma ideia genial, chamou Ronaldo Fraga pra fazer suas ecobags…lindas demais. Veja:
http://www.sacolasverdemar.com.br/nova-lei

Moro também em BH, e como foi dito também não usamos sacolas plásticas. Concordo com os moradores de SP quando eles falam que o comerciante vai economizar na sacola plástica, mas depois que comprei minhas Eco Bags eu NUNCA comprei sacola plástica. Logo, não fico alimentando esse comércio.Eles não pensaram em nenhum momento no meio ambiente. Usei vários recursos pra não esquecer as sacolas. Fora as que já levo em dias de compras maiores, deixo algumas em pontos estratégicos para aquele dia que preciso de comprar e não estou previnida. Tem no carro do meu marido, no meu carro, na bolsa tenho uma que fica bem pequena que nem porta moeda e quando abre fica grande. No começo é difícil, mas não vejo a população aqui reclamar. Em Paris tive que comprar Eco bag pro supermercado, não vi nenhum problema…São lindas, ajudam o meio ambiente e virou um vício pra mim, que trouxe várias lindas e divertidas da Disney!

Olha o “bigodon” de novo… Kkkk

Ola Bia

Você sabe me informar como eu faço para comprar as sacolas do Ronaldo Fraga.

Agradecido.

Samuel Lopes

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores