Segunda é dia de… salada!

Segunda é o dia internacional da dieta, pelo menos para mim. Domingo é quando desperto a consciência para levar uma vida mais saudável (geralmente depois de cometer alguns abusos!). =P Por isso, pedi a nossa super chef Leticia Massula, que criasse um prato light para nós. O legal é que ele é apetitoso também para os olhos. Lindo! Postei cedo para já inspirar vocês para o almoço. Aproveitem!

Por Letícia Massula

SALADA DE ALFACE MONTADA

Essa saladinha eu comi no Bouchon no Napa Valley e achei linda, um pé inteiro de alface baby orgânica montada no prato. É óbvio que olhei por baixo para entender como ela ficava assim inteirinha e linda no prato.

O truque é usar uma faca pequena para cavar o talo da alface, mantendo apenas uma película segurando as folhas, e depois virar o pé de alface inteiro em outro prato e ficar com ela montada como se tivesse saído da horta direto para o prato. É um preparo simples porém muito bonito e delicado, eu adotei aqui em casa e é um sucesso.

receita salada montadareceita salada montada
Modo preparo

1. Lave o pé de alface inteiro, tomando cuidado para não soltar as folhas, excluindo apenas as externas e não muito bonitas.

2. Deixe sobre um pano de prato de cabeça para baixo para secar as folhas. Toda salada deve ser feita com folhas secas, isso evita que o tempero não vá para o fundo do prato com a água das folhas deixando a salada sem tempero.

3. Uma vez seca, disponha a alface de cabeça para baixo com o talo virado para cima em um prato.

4. Com a ajuda de uma faquinha de legumes, corte o talo e então retire o miolo do talo com a ponta da faca.

5. Cubra a alface com um outro prato e vire de maneira que ela fique com as folhas para cima. Puxe uma das folhas, viu como elas se soltam fácil?

6. Faça uma emulsão de balsâmico: dissolva sal (à gosto) em uma colher (sopa) de balsâmico. Acrescente três colheres de azeite em fio enquanto emulsiona a mistura com um garfo ou mini fouet. O resultado é um molho de salada grosso e brilhante.

7. Salpique as folhas com ciboulette (cebolinha francesa), flor de sal (neste caso, use pouco sal na emulsão e complete com o croc croc da flor de sal) e, por fim, regue com a emulsão.

C’est fini e bon apetit!

2 comentários COMENTE TAMBÉM

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores