Roteiro de Viagem Tailândia – Parte I

TAILÂNDIA

País de abundância tropical e natureza exuberante, a Tailândia é exímio exemplo do exotismo do Sudeste Asiático. Ao Norte, montanhas escarpadas e vilas tribais multicoloridas; no centro, a capital Bangkok, com templos e palácios de elaborada arquitetura e ao sul, águas turquesa e areias brancas em praias paradisíacas. A Tailândia seduz os viajantes com seu charme, tradição, riqueza cultural e, especialmente, a amabilidade de seu povo.

BANGKOK

“Exótico”, termo que define Bangkok com imensa precisão e incrível abrangência. Capital e maior cidade da Tailândia, com mais de 11 milhões de habitantes, a cidade encontra-se às margens do Rio Chao Phraia. Colorida e vibrante, exerce verdadeiro encanto àqueles que a visitam.

Sua história de mais de 200 anos pode ser apreciada a cada esquina. Templos e suntuosas construções cuidadosamente preservadas contrastam com imponentes arranha-céus num lugar onde passado, presente e futuro convivem de maneira harmoniosa.

A metrópole asiática, como não poderia deixar de ser, possui um povo muito simpático e acolhedor, além de genuínos exemplares da gastronomia tailandesa, criativas combinações de cores, sabores e aromas, uma verdadeira arte. Espaços para compras e entretenimento também não faltam nessa cidade que reflete a alma do país.

PASSEIOS

Phra Borom Maha Ratcha Wang (Grande Palácio)

Construído no ano de 1782, foi por 150 anos a residência da família real tailandesa e sede administrativa do governo. O complexo tem cerca de 100 edifícios que, em sua maioria, possuem estilo de construção europeu, exceto por seus telhados, que apresentam estilo tailandês e podem ser incrivelmente coloridos, em verde, vermelho ou dourado.

Hoje, a família real não reside mais no palácio e suas dependências são utilizadas apenas em eventos oficiais do Estado e em cerimônias de grande importância para Sua Majestade, o rei Bhumibol Adulyadej, atualmente o monarca com mais longo reinado no mundo e um dos mais amados por seus súditos.

– Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda)

Reconhecido como o mais importante templo budista da Tailândia, este santuário guarda a altamente reverenciada estátua Buda de Esmeralda que, segundo alguns historiadores, pode datar do século 15 a.C. Esculpida em pedra de jasper, apesar de levar o nome de esmeralda, que refere-se à sua cor e não ao seu material, a estátua possui dimensões pequenas, apenas 60cm por 75cm.

As roupas que vestem a estátua, feitas de ouro, são trocadas periodicamente pelo rei em um importante e celebrado ritual, no início das estações, três vezes ao ano (estações quente, de chuvas e fresca, respectivamente em março, julho e novembro).

– Wat Pho (Templo do Buda Deitado)

Construído no século 16, o maior e mais antigo templo da cidade combina ciências médicas, centro de meditação e um espaço reservado à prática da tradicional massagem Thai. Mas o grande destaque do complexo fica por conta da estátua do Buda Deitado, que data de meados do século 19 e mede 46 metros de comprimento e 15 metros de altura. Todo folheado a ouro 24 quilates, o Buda tem a mão sustentando a cabeça e as pernas esticadas, seus pés possuem 3 metros de comprimento e são delicadamente decorados com madrepérola.

– Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

Inúmeros botes cheios dos mais diversos produtos tomam conta do canal no centro da cidade de Damnoen Saduak. Estes pequenos barcos são guiados por senhoras que a qualquer sinal param para negociar seus produtos. Frutas tropicais, vegetais, sucos e comidas típicas preparadas em uma cozinha improvisada no próprio barco são algumas das mercadorias encontradas neste colorido, barulhento e extremamente turístico lugar.

COMPRAS

– Ayodhaya

Especializada em artigos de decoração e acessórios para casa, a Ayodhaya oferece produtos artesanais tradicionais, fabricados principalmente com fibras de plantas e aguapés.

Informações: www.ayodhyatrade.com. Disponível em quarto endereços: Shopping Gaysorn Plaza. Bangkok. Tel: 66 02 6561089. www.gaysorn.com. Shopping Siam Paragon. Bangkok. Tel: 66 02 1294431. www.siamparagon.co.th. Shopping Emporium. Bangkok. www.emporiumthailand.com. Shopping Central Chidlom. Bangkok. www.central.co.th.

– Chatuchak Market (Mercado de Finais de Semana)

Com mais de 15 mil barracas e recebendo cerca de 200 mil visitantes a cada final de semana, o mercado Chatuchak é um dos maiores e mais famosos da Tailândia. Pode-se encontrar praticamente qualquer coisa, de souvenirs a obras de arte e antiguidades, roupas, animais de estimação e plantas, comida e temperos. É preferível chegar logo cedo pela manhã, devido ao calor e ao grande número de visitantes que chega com o passar do dia.

Informações: Parque Chatuchak. Bangkok. www.chatuchak.org.

– Suan Lum Night Bazaar

Descrito como o mercado VIP ao ar livre de Bangkok, o Suan Lum Night Bazaar conta com bares e restaurantes tailandeses, italianos, alemães e até mesmo mexicanos. Ofertas de criativos artesanatos, itens para casa, roupas, boutiques de jóias feitas por designers locais e outros. O ideal é chegar a partir das 17h, para evitar o calor intenso.

Informações: Rodovia Rama IV.

RESTAURANTES

– Bed Supperclub

Para jantar neste restaurante é bom estar com a mente aberta e preparar-se para surpresas. Danças, cantores, shows interativos, DJs, entre outras coisas fazem parte do clima deste moderno restaurante que serve culinária mediterrânea com alguma influência asiática. A atmosfera tem um quê de surreal, acentuada pela música eletrônica que embala os visitantes. Ao invés de sentar às mesas, as pessoas tiram seus calçados e acomodam-se em grandes puffs onde o jantar é servido, uma experiência e tanto, para quem não se incomoda em “comer na cama”.

Informações: 26, Soi Sukhumvit 11, Sukhumvit Road, Klongtoey-nua, Wattana. Bangkok. Tel: 66 02 6513537.www.bedsupperclub.com. É necessário fazer reservas. Não é permitida a entrada de menores de 20 anos (deve-se apresentar documento original com foto).

– Face

Típico exemplo da arquitetura tailandesa, o complexo conta com três restaurantes, cada um com uma especialidades culinária: o Tailandês Lan Na Thai, o Indiano Hazara e o Japonês Misaki. Além disso, o local também oferece o Face Bar, completo bar com uma vasta lista de coquetéis, um spa onde são aplicadas as tradicionais massagens thai, e uma escola de culinária. Assim, é possível comer, beber, interagir e mergulhar na cultura tailandesa desfrutando deste ambiente tranquilo e agradável.

Informações: 29, Soi 38. Sukhumvit. Bangkok. Tel: 66 02 7136048. www.facebars.com.

– Mango Tree

A apimentada culinária clássica tailandesa é bem preparada e servida com apresentação impecável. Há performances de música ao vivo e eventuais apresentações de danças típicas na área ao ar livre deste elegante restaurante.

Informações: 37, Soi Tantawan. Surawongse. Bangkok. Tel: 66 02 2362820. www.coca.com.

HOTÉIS

– Mandarin Oriental Bangkok

Suntuoso, refinado e elegante são palavras apropriadas para definir o Mandarin Oriental Bangkok. A atmosfera em seu interior é tranquila, com decoração contemporânea e ao mesmo tempo tradicional. Os hóspedes podem participar de aulas de culinária tailandesa, sessões de yoga ou aproveitar a programação cultural para saber mais sobre a arquitetura e as danças típicas do país.

– The Siam

O hotel está às margens do Rio Chao Praya, numa área histórica de Bangkok. O clima é de tranquilidade, já que há apenas 39 quartos e suítes. O melhor da cozinha tailandesa pode ser provado no restaurante Chon. Inspirado na beleza natural do país, o Opium Spa conecta um dos mais fascinantes ambientes culturais do mundo com a saúde e o bem-estar por meio de terapias Sodashi.

1 comentário COMENTE TAMBÉM

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores