Guia de viagem: Cape Town – Parte I

Paisagens exuberantes, emocionantes safáris, excelentes vinhos e charme sem igual. Assim é a África do Sul, país que superou o regime do apartheid – recente e triste capítulo de sua história – com a graça de um dos destinos turísticos mais ricos e encantadores do mundo.

Dedicada a recuperar o tempo perdido, roubado pela injustiça e pelo preconceito, a África do Sul se mostra cada vez mais encantadora. Emoldurada por cenários deslumbrantes que vão de montanhas, planícies e praias a florestas e desertos, sua riqueza cultural está na variedade étnica, uma mescla de povos nativos africanos, europeus e asiáticos.

Na África do Sul é possível combinar a experiência do intenso contato com a natureza com o conforto e a segurança de uma hotelaria preparada para receber os mais exigentes hóspedes do mundo.

Os parques onde a vida selvagem encontra seu refúgio perfeito, as românticas vinícolas criadas pelos primeiros colonos europeus e os modernos centros urbanos, fazem da África do Sul um destino surpreendente.

CAPE TOWN
Não importa de que lado se contemple, a paisagem é arrebatadora. As cafeterias à beira-mar dão vista para a monumental Table Mountain. Na perspectiva oposta, os mirantes na montanha apontam para a imensidão cintilante do Atlântico. Cape Town surge dentro dessa generosa moldura natural. Uma cidade africana e ao mesmo tempo do mundo. Lojas, bistrôs, museus e galerias de arte de alto nível dão-lhe o tom cosmopolita. A noite é vibrante. Lado a lado com modernos arranha-céus, Cape Town  conserva construções do passado britânico e holandês. Pelos calçadões ao longo das praias ou entre as casinhas coloridas do cênico bairro malaio, caminhar pela cidade é um prazer. Todos os dias, pontualmente ao meio-dia, Cape Town ouve um tiro de canhão, disparado do alto de uma montanha – tradição que a cidade, com orgulho, mantém há mais de 200 anos.

PASSEIOS —

Waterfront
No passado, o porto de Cape Town era cinzento, desinteressante, degradado. Um ousado projeto urbanístico nos anos 1990 conseguiu transformá-lo na área mais viva da cidade. Hoje, o Waterfront convida para jantar, fazer compras, assistir a grupos de música africana ou simplesmente observar o vaivém de iates.

Table Mountain
Com nuvens ou sem? Quem toma o bondinho até o topo da Table Mountain torce por céu limpo. Assim, tem vista livre para a cidade e o oceano. Mas quem observa de baixo prefere nuvens. Ao sabor do vento, elas dão a impressão de que a montanha está coberta de neve ou é um vulcão que derrama lava branca. Tafelberg Road, Cape Town (estação do bondinho). Informações: Cape Town. Tel: 27 21 4248181.www.tablemountain.net.
 
Cape of Good Hope (Cabo da Boa Esperança)
Situado no extremo sul da península está o Cabo da Boa Esperança, parte do Cape Peninsula National Park que compreende mais de 7.700 hectares de colinas, trilhas para caminhadas e praias desertas. O Cabo da Boa Esperança é popularmente conhecido por ser o local de encontro dos oceanos Atlântico e Índico. Mesmo no auge do verão é recomendável levar um casaco, pois venta muito na região. Ainda na península, visitantes podem subir no mirante do CapePoint e admirar a bela vista.
Informações: Cape Town. Tel: 27 21 7809010.www.capepoint.co.za.

COMPRAS —

Quem busca a essência cosmopolita de Cape Town deve entrar no Cape Quarter, um quarteirão com antiquários, ateliês de artistas novatos, lojas de móveis de design, boutiques modernas. Também imperdível, o Old Biscuit Mill é uma espécie de vila que nas manhãs de sábado vende arte, decoração, livros e alimentos frescos daterra.

Cape Quarter
A uma curta distância do Waterfront, o bairro construído no início do século 19 foi recentemente revitalizado, e hoje conta com uma diversidade enorme de restaurantes, bares, lojas, galerias de arte, estúdios e antiquários. Enquanto as grandes marcas internacionais instalaram suas lojas no Waterfront, genuínas marcas sul-africanas escolheram o Cape Quarter como o seu endereço favorito. À noite, o bairro transforma-se em uma área “boêmia-chic” e atrai visitantes de todos os tipos e gostos, em especial moradores locais. Informações: Cape Quarter. Cap e Town. Tel: 27 21 4211111.www.capequarter.co.za.

The Old Biscuit Mill
Old Biscuit Mill é um amplo espaço que abriga incríveis coleções de arte, artesanato, lojas de moda e design, além de restaurantes, feiras gastronômicas  com muita variedade e produtos orgânicos. O ambiente é descontraído e agradável, ideal para passear e provar iguarias.
Informações: Albert Road, 373-375. Woodstock, Cape Town. Tel: 021 447 8194. www.theoldbiscuitmill. co.za.