Obsessão infinita – Yayoi Kusama

Conhecida por sua arte cheia de bolinhas, a artista japonesa Yayoi Kusama nasceu na pequena cidade de Matsumoto e em 1957 foi para os Estados Unidos em busca de liberdade artística. Em Nova Iorque achou o cenário criativo e libertador que tanto desejava, onde começou suas polêmicas performances, como o Body Festival, no qual ela pintava suas bolinhas nos corpos nus de pessoas que participavam de seus atos seja na rua, estúdios ou clubes noturnos.

A artista sempre flertou com a moda e até já foi musa inspiradora de Marc Jacobs, que fez uma coleção inteira da Louis Vuitton (em 2012) e também patrocinou a grande expo retrospectiva da artista no TATE Modern, em Londres no mesmo ano. Yayoi também já fez as ilustrações de uma versão modernosa do livro Alice no País das Maravilhas, mostrando assim que é uma criadora multifacetada e sem barreiras.

Atualmente Yayoi tem 84 anos e é uma das principais representantes da arte contemporânea japonesa, porém não foi sempre assim, já que a artista sofria preconceito e sua arte não era compreendida no país, considerado repressor e conservador. Depois de sua temporada em Nova Iorque a artista voltou para o Japão e então decidiu se internar em uma clínica psiquiátrica, na qual vive há 30 anos por vontade própria, por conta de seu transtorno obsessivo compulsivo e alucinações.

Mesmo enfrentando problemas psicológicos desde criança, Yayoi produz suas obras até hoje em seu ateliê em Tóquio e todo esse trabalho pode ser visto na exposição “Obsessão Infinita” que já passou por diversos países inclusive no Brasil, nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro.

A exposição inclui mais de 100 obras da artista, feitas entre 1950 e 2013, entre elas vídeos, telas, esculturas e instalações.

As salas com vídeos e instalações são as que mais chamam a atenção. Uma delas é um espaço completamente interativo com o visitante, que ao adentrar em uma sala branca pode colar adesivos das tão famosas bolinhas de Yayoi. O espaço fica completamente transformado pelo próprio público, resultado de uma intervenção coletiva que acontece durante todo o período da exposição.

“Obsessão Infinita” finalmente chega em São Paulo amanhã, dia 22 de maio e vai até o dia 27 de julho, no Instituto Tomie Othake.

Eu tive a oportunidade de visitar a exposição no CCBB, do Rio de Janeiro, e na minha humilde opinião, essa é uma das exposições mais ricas, emocionantes e interessantes que recebemos no país nesses últimos anos. Reserve um bom tempo para desfrutar sem pressa o universo obsessivo de Kusama.

2 comentários COMENTE TAMBÉM

Amei a dica, Mel!!! Quero visitar a expo com certeza! bj

[…] por aqui pra vocês. A dica aqui pra São Paulo é a da artista Yayoi Kusama que já publicamos aqui todos os detalhes, e está fazendo um super sucesso até pra quem não curte muito esse tipo de […]

Comentários fechados.