DESIGN WEEK ALLA MILANESA

Por Ana Carolina Carriço Mendes Cardoso

Se você se interessa por design, certamente ja ouviu falar neste nome: Fuorisalone.

Em italiano literal, significa “aquilo que acontece fora da feira”, uma vez que dá nome a série de eventos e exposições que animam toda a cidade de Milão em paralelo ao Salone del Mobile, famosa feira de design que acontece todos os anos, em Milão.

Conhecida como “a capital da moda”, Milão é uma cidade que respira design, mas que as vezes esconde seus tesouros dentro de galerias, pequenas lojas em ruas não muito movimentadas ou em museus espalhados pela cidade. Durante esta semana, porém, todos os anos a arte toma as ruas e é possível admirar e interagir com as obras e instalações que invadem as casas, “botegas”, ateliês e showrooms de grandes ou pequenas marcas – uma overdose de imagens, cores e tecnologia!

Muitas marcas importantes como Marni, Missoni e Hermés apresentam suas novas coleções. Nesta última edição, que aconteceu de 4 a 9 de abril, o evento recebeu mais de 350 mil pessoas de todo o mundo. De forma geral, apesar de ter tido um foco mais comercial do que os dois últimos anos, algumas marcas conseguiram apresentar seus produtos sem perder o foco na arte como forma de expressão. O Brasil esteve muito bem representado, com destaque para os já reconhecidos artistas Irmãos Campana, que assinaram alguns móveis para a coleção Nomades, da Louis Vuitton e  para o não tão novato assim Ale Jordão. O paulista expôs pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com duas novas obras feitas em neon, provocando o consumidor sobre a relação com as marcas.

E  quanto ao Salone del Mobile? Continua sendo importante para os profissionais da área, porém sem o charme dos bairros milaneses que a gente tanto gosta… Vejam na galeria de fotos alguns projetos que selecionamos pra vocês.

Legenda das fotos:

1 – Missoni: a inconfundível estampa zigue-zague da Missoni invadiu todo o showroom da marca para lançar sua primeira linha de papéis de parede.

2 e 3 – Louis Vuitton Objets Nomades Collection: Irmãos Campana

4  – Louis Vuitton Objets Nomades Collection: Belt Chair.

5 – Louis Vuitton Objets Nomades Collection:  lustre de luz difusa, Concertina Light Shade, by Raw Edge.

6 e 7: Playground da Marni.

8 – A LG convidou o artista Tokujin Yoshioka para cria ruma instalação de 17 cadeiras que mudavam de cor e dançavam através das luzes, feitas com painéis ultra finos chamados OLED. Ao lado, a divertida paleta de cores da poltrona de Abet Laminati.

9 – A poética do neon do brasileiro Ale Jordão e a instalação danese Mindcraft, que foi realizada no cortile de uma igreja no centro da cidade.