Ayur Yoga

Você sabe o que é Ayur-Yoga? Trata-se de uma modalidade que une os conceitos de duas filosofias milenares da Índia: Ayurveda e Yoga.

Yoga, como vocês já conhecem, é uma filosofia prática, que visa o autoconhecimento através de técnicas que envolvem: respiração, meditação, ásanas (técnicas corporais), relaxamento, técnicas de limpeza do corpo e técnicas de mentalização. Dizemos que o Yoga é a ciência da autotransformação. Ao praticar essas técnicas, o processo de autoconhecimento acontece gradativamente, de forma orgânica, passo a passo e quando se vê o seu entorno, seus relacionamentos interpessoais, sua saúde, seu posicionamento perante a vida, enfim, o seu relacionamento consigo próprio melhora muito e o resultado é que você “melhorou de vida sem precisar ter mudado de vida“. Essa é uma das frases que se encontram no livro da Márcia De Luca, Ayurveda, Cultura de bem viver, em que ela ensina como você pode “mudar a sua vida, sem mudar de vida“, pois a nossa ilusão é que se pudéssemos mudar de país, de relacionamento afetivo, de situação financeira, enfim, seríamos mais felizes, quando na verdade, a proposta é o inverso: se você mudar dentro o seu entorno se transformará, junto com você.

E a Ayurveda, é a ciência da longevidade, que ensina a acrescentar vida aos seus anos de vida. É a medicina da Índia, que começou a se desenvolver na Índia cerca de 6.000 anos antes de Cristo e que tem como proposta adotar pequenos hábitos no dia a dia que vão te fazer compreender a sua constituição fisiológica, vão te ajudar a compreender e aceitar as suas características físicas, emocionais e mentais e vão te auxiliar a viver melhor com elas, explorando as suas potencialidades.

Através da Ayurveda, podemos compreender que somos o microcosmo do macrocosmo, ou seja, somos feitos da mesma matéria do Universo, somos feitos da mesma matéria das estrelas, da natureza. Quanto mais podemos compreender isso, mais podemos perceber que não existe separação e sim uma unidade, somos mesmo uma extensão de tudo o que vemos, mas com um padrão de vibração diferente, com uma certa quantidade de elementos única. Para a Ayurveda, o Universo é constituído de: éter (espaço), ar, fogo, água e terra, os 5 elementos, e cada um de nós também é constituído desses 5 elementos, mas com quantidades e intensidades diferentes.

Para a Ayurveda, cada pessoa é única e o que é bom para uma pessoa, pode não ser tão indicado para outra pessoa. Por exemplo, todos nós estamos cada vez mais interessados em cuidar da saúde, em se alimentar melhor, e a primeira coisa que pensamos é: preciso comer mais salada. Um pequeno exemplo. Seguindo as orientações da Ayurveda, nem todo mundo se beneficiará de salada. Isso pode ser um choque, mas tudo é uma questão de adaptação. Existe um motivo para as nossas diferenças de gostos e vontades. Algumas pessoas adoram comidas frias, como sorvetes, saladas, comidas cruas e outras pessoas não gostam e preferem tudo cozido e quentinho. Existe um motivo e a Ayurveda nos ajuda a embarcar fundo nessas pequenas questões do dia a dia e compreender o porque e pararmos de nos forçar a comer salada, por exemplo, só porque todas as dietas indicam isso. E foi assim que aprendi com a minha professora Márcia De Luca: “Enquanto a Ayurveda é a ciência da cura do corpo e da mente, que depende da autotransformação; o Yoga é a ciência da autotransformação, que depende do bom funcionamento do corpo e da mente”.

Espero poder compartilhar com vocês um pouquinho do que aprendi e o que venho extraindo da minha própria experiência, em busca do equilíbrio, através dessas duas filosofias milenares. Namaskar! ??

Quem quiser ler um pouco mais sobre Ayurveda e Yoga pode acessar o insta do Infinito Particular ??