O encanto das listras

Estamos rodeados por listras. Elas estão nas nossas roupas, em fachadas, dentro do nosso lar. Hoje elas podem significar elegância e sofisticação, mas nem sempre foi assim. Na antiguidade listras era vista como heresia, algo abominável, serviam para dividir classes, estado de espírito. Até a etimologia da palavra revela que o significado das listras está quase sempre relacionado a privança e punição. O historiador e paleógrafo Michel Pastoureau fez um ensaio aprofundado do assunto. Intitulado de “O Pano do Diabo, uma história das listras e dos tecidos listrados”, o livro revela a relação das listras com a sociedade, tanto no âmbito social, cultural como no politico:

“… as listras exprimem plenamente as imagens do século XV. Elas podem não só dignificar a transgressão da ordem social ou da ordem moral, distinguir os criados dos patrões, os carrascos das vítimas, os loucos dos sãos de espírito, os condenados dos eleitos, mas podem também expressar mais sutilmente certas nuances e certos patamares no seio de sistemas de valores menos categóricos. Por isso mesmo, as listras são ao mesmo tempo um código iconográfico e um modo de sensibilidade visual.”Michel Pastoureau

Com o passar do tempo a sociedade deixou de ser avessa as listras e elas foram ganhando seu espaço. Havia uma época que elas caíram nas graças da aristocracia, mas apenas as verticais, as horizontais eram mais comuns entre os serviçais. Nesse mesmo período elas ganham os lares da população. Aos poucos mudaram completamente sua conotação negativa e eram vistas como sinônimos de limpeza e higiene. No século XIX elas já estavam bem populares e estampavam os uniformes da marinha. Foi em 1917 que Coco Chanel lança uma coleção cheia de listrados, com inspiração náutica. A partir desse momento o amor pelo listrado só cresce, não só na moda, como na área de decoração. E vamos ser sinceros, como entrar num ambiente com paredes listradas e não se encantar?

Este mês a Kola lança uma coleção exclusiva de papel de parede Listrado, composta de listras verticais e horizontais, disponível no site shopkola.com.br. Optamos por cores mais claras, tons pastel, candy colors, exatamente pela sensação aconchegante que essas cores trazem. Tem também o papel de parede degradê, disponível em 4 tons diferentes. E, é claro, não deixamos de lado o clássico preto e azul náutico. Gostaram?

Shop Now: colar, tricô, bolsa abacaxi, clutch, pareô, brinco, bolsa poás, saia.