Sonic Highways

O que é música?

O que é sentir a música na alma? O que é sentir um arrepio forte pelo corpo ou mesmo sentir a lágrima cair pelo rosto?

O que é sorrir, quando se ouve alguém cantar de verdade?

O que é a música pra você?

Assistindo, pela segunda vez, ao último episódio de Sonic Highways, uma série feita pelo Foo Fighters, essas palavras me vieram na cabeça. Eu, que canto, danço, sapateio basicamente e estou fazendo aulas de violão, vibro com cada coisa sobre música que me aparece. Acho que nasci assim, cantando. E, claro, assim como qualquer sonhadora, tenho meus anseios de viver só de música.

No entanto, aos 24 anos, pouco sei sobre música. Se tocarem um dó, não saberei que nota é. Se me pedirem para ler uma partitura, vou me apavorar. Se me pedirem para explicar sobre a história do jazz, do soul, do próprio rock – um dos meus favoritos – vou ficar calada. Sou de uma geração que recebe tanta coisa ao mesmo tempo, que acaba não absorvendo nada de fato. Por isso, quando me aparece documentários, registros, oportunidades de aprender sobre a música, eu agarro completamente.

Antes de lançarem seu último álbum, o Foo Fighters anunciaram que iriam fazer uma espécie de documentário, em uma série de episódios, sobre a música americana. E, David Grohl, como um bom músico e letrista, iria escrever uma canção em cada lugar que visitassem. Já viram! Fiquei bem ansiosa para começar a ver e, como todos seres humanos normais, passei madrugadas inteiras assistindo depois do lançamento. Não me arrependo de nenhuma hora de sono perdida.

Ta aí o que eu chamo de projeto audacioso e repleto de chances de dar certo. E deu!

Sonic Highways traz oito cidades pelas quais a banda passa e conta como os diversos estilos musicais foram acontecendo por ali. Em Nashville, por exemplo, a cidade nacional do country americano, a gente consegue entender como o ambiente vai moldando o som de cada artista. Nova York, cheia de etnias misturadas, vivendo 24×7, consegue abrigar diversos jeitos de se conceber a música. Dezenas de monstros da música aparecem para dar seus depoimentos. Tem Muddy Waters, Joan Jett, Dolly Parton, Kiss, Beastie Boys e o próprio David e suas origens no Nirvana.

Além disso, pra quem quer conhecer novos/velhos artistas, Sonic Highways é maravilhoso. Ele traz um panorama histórico dos gêneros musicais, com vídeos de época, quem é referência de quem e com depoimentos de gente BEM bacana, tanto da música, quanto de outras áreas. Até o presidente Obama deu seu recado!

Basicamente, David e seus colegas são os caras mais legais do rock’n’roll. Então, você que gosta dos clipes bem humorado dos caras ou, que talvez não conheça muito deles, dê uma chance para o amor … brincadeira.. para o Sonic Highways.!
Até mais!

Confira aqui o trailler.

2 comentários COMENTE TAMBÉM

oi bia, oi tai, adorooo musica mas sou daquelas q escuta raramente, so quando alguma nao sai da cabeça, tentei me estimular em um dos poucos momentos da minha vida q tenho tempo, na academia, fone caro desperdiçado kk mas musica acalma, traz felicidade, animo, nos faz refletir, se emocionar, cada ritmo com sua historia 😀
bia, tai, me conheçam também:
Gilvaniaevans.com

Eu amo FF e não consegui ver todos os episódios, vc sabe qdo vai passar de novo? Ou onde podemos assistir? Bios

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores