Guia Mendoza, Argentina

Continuando o roteiro da minha viagem de férias que começou no Uruguay (se ainda não viu, confira aqui), agora passo às dicas de Mendoza.

O voo sai do aeroporto Aeroparque, em Buenos Aires, e dura cerca de 1h30 (direto). Chegando lá nosso remis (motorista), o Leonardo Harch estava nos esperando e nos levou até o nosso hotel (25 dólares de transfer). Algumas pessoas optam por se hospedar em alguma bodega específica, mas não foi o nosso caso. Queríamos aproveitar a gastronomia/noite da cidade. Se esta também for a sua escolha, opte pelos hotéis Diplomat, Hilton ou Hyatt.

Na noite em que chegamos fomos jantar no Azafrán e foi uma das melhores surpresas da viagem. Delícia! Ambiente lindo, super adega e pratos divinos. Estávamos em quatro pessoas e todos estavam muito bons – apresentação, sabor… Hmmm! Queria uma filial aqui. Rs!

Com o guia/motorista também fechamos os dois dias seguintes de visitas às bodegas. Descobri seu contato em um post do Ricardo Freire (Viaje na Viagem) – mandei um email ([email protected]) e depois nos falamos por whatsapp (+54 9 261 3416397)) para acertar todos os detalhes, valores e programação. Cada diária custa entre 140-200 dólares (preço fechado do carro e não por pessoa – pagamos isso em 4!) e ele passa o dia com você. Eu recomendo contratar um motorista, pois as estradas não são bem sinalizadas e algumas vinícolas ficam escondidinhas. Ele é extremamente profissional, pontual, fala e entende português e dá para perceber que é bem relacionado. Recomendo!

São 3 principais regiões para conhecer: Maypu, Lujan de Cuyo e Valle do Uco. O guia nos ajudou a montar todo o roteiro e, além das maiores e principais, sugeriu restaurantes e bodegas menores, o que eu acho que vale a pena, visto que o tratamento é mais pessoal e diferenciado. As grandes vinícolas recebem turmas maiores, com um tratamento mais formal e impessoal.

No primeiro dia escolhemos a região de Lujan de Cuyo e as bodegas Achaval Ferrer, Carmelo Patti e almoço na Belasco de Baquedano. São todas bem diferentes! As degustações começaram as 10h (socorro!) com um enólogo, na Achaval. Provamos vinhos super pontuados pelo Robert Park, mas não sei se é porque eu ainda estava meio sonada, achei um pouco forte para o meu paladar. O melhor foi o Finca Mirador, que provamos direto da barrica.

Na Carmelo Patti, pudemos ter contato direto com o proprietário que é muito atencioso e acompanhamos o processo de colocação de rótulos e embalagem dos vinhos estocados. O curioso é que o Sr. Carmelo mantém safras antigas (desde 2002) que você pode adquirir durante a sua visita. Tais vinhos são cuidadosamente estocados e passam por um processo de controle rigoroso de checagem. Destaque para o Malbec 2007, premiado com a maior pontuação do ano – 95 pontos. Gostamos bastante do Assemblage, que tem como destaque a safra de 2004. Adquirimos alguns desses com preço “convidativo” e ainda com o charme de seu autógrafo e dedicatória nos rótulos – ótimo para presentear!

Por fim, almoçamos na Belasco de Baquedano. Optamos pelo almoço-degustação, impecável na apresentação dos pratos, com excelente harmonização. O restaurante fica na parte alta da construção, com janelões e um terraço que tem uma vista cinematográfica do vinhedo e cordilheira andina. A família caiu de amores pelo vinho de sobremesa – o Antracita. Delícia!

No segundo dia de degustações seguimos para o Valle do Uco (mais ou menos 1h de Mendoza), para visitarmos as bodegas Pulenta Estate e La AzulA primeira é bem famosa e fica em um lugar muito lindo, parece cena de filme! Fomos recebidos para um tour em grupo e depois fizemos uma desgustação. Adorei o Cabernet Franc (lembra pimentão!) e o azeite La Flor. A La Azul é bem pequena e fomos bem rapidinho. Eles tem a opção de almoço harmonizado, mas fizemos a “básica”. Fomos recebidos pelos donos (pai e filho, super simpáticos) e a bodega é super simples, mas bem charmosa.

De lá seguimos para um almoço no Tupungato Divino – ótima dica do nosso guia. Escolhemos um vinho da carta e optamos pelo menu degustação. Foi demais! A vista para a Cordilheira dos Andes é incrível! Dá uma paaaaz… Vale a pena!

Gostaram? Quem quiser mais informações específicas, me mande um email. Vou adorar ajudar! Beijo

2 comentários COMENTE TAMBÉM

oi bia, a argentina deve ser lindaaa s2 amei a sua batinha com franjas e deu agua na boca esses pratos, comidas de outras culturas é uma experiência e tanto <3 os vinhos tambem são uma descoberta, vc estava lindaaa bia s2
bia, me conhece tambem:
gilvaniaevans.com

Oi Bia, tudo bem? Acabei de voltar de Mendoza com a minha família e super amei a indicação do Léo! Fez a viagem ficar ainda mais divertida fora que organizou tudo pra gente, desde as bodegas até as reservas e melhores mesas nos restaurantes! <3 Amei, amei, amei! Beijinhos,

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores