Cat Lovers

Sempre tive gatos, muitos gatos. A casa da minha família era sempre cheia deles e isso fazia eu e minhas irmãs muito felizes, já meus pais ficavam um pouco irritados…Rs!

Quando vim morar em São Paulo tive que deixar minha paixão por gatinhos de lado, afinal sempre pensei que ter esses animais em um apartamento não fosse uma boa ideia, por conta do espaço mais limitado. Mas 2015 chegou e depois de passar muita vontade olhando diversos gatinhos para adoção, finalmente me entreguei e adotei. Dois de uma vez!

Se você, assim como eu, é cheia de dúvidas na hora de adotar o seu gatinho (ou mesmo já tendo há algum tempo, ainda luta com elas) confira essas dicas da Manu Zachow, criadora do site Eu sou um Gato, que existe desde 2012 e está sempre cheio de boas ideias, matérias e uma lojinha recheada de acessórios para nossos queridos felinos (e alguns mimos para os donos também!).

Bati um papo com a Manu e ela deu dicas que todas as cat lovers devem levar em consideração na hora de trazer o novo amigo para o apartamento e de como cuidar dele direitinho, pois dá, sim, para eles serem muito felizes morando em um apê 😉

– Quais são os principais fatores que uma pessoa que mora em apartamento tem que pensar antes de adotar um gatinho?

Sempre adotar um gatinho que já morava em apartamento antes, nunca um que morava em casa e tinha acesso ao jardim, pois isso acaba sendo injusto com o gato. A pessoa tem que ter certeza que nunca vai abandonar o gatinho e se perguntar: E se eu engravidar? E se meu namorado tiver alergia? E se eu tiver que viajar? Vou ter condições para levar ao veterinário? E se ele arranhar o filho da minha amiga? E se ele arranhar meu sofá novo? Parecem respostas óbvias, mas infelizmente são os principais motivos de abandono.
Apartamento é ideal para gatos mas ao mesmo tempo, o gato e o dono precisam de espaço suficiente para viverem felizes. Ter tela em todas as janelas e sacadas também é muito importante. E por fim, estar preparado para receber muito amor! Esse link ajuda os novos donos.

– Conte algumas dicas que você acredita que ajudam o dono e o gato a se acostumarem ao novo ambiente e que também ajudem o gatinho a manter-se sempre em movimento e sem tédio:

Os gatos quando estão inseguros gostam de ficar em lugares altos, então é muito legal ter prateleiras nas paredes ou até mesmo móveis onde o gato consiga subir e descer sozinho quando achar necessário. Feromônios também podem ser uma grande ajuda nessa fase de adaptação.
E lembre-se, os gatos amam caçar, afinal é seu instinto! Procure deixar montinhos de ração espalhados pela casa, em cima do móvel, de baixo da cama, dentro de uma bolinha de papel alumínio. Isso vai mantê-lo bem ativo. Interagir com o dono é bem importante. Tente evitar brincar de lutinha com as mãos quando o gato for filhote, pois quando adulto essas brincadeiras serão doloridas e ele não vai entender. Tenha uma vareta com um fio amarrado na ponta e no final do fio um ratinho, uma pena ou seu brinquedo favorito.

– Em relação a vacinas e castração, quais são as dicas para a mamãe/papai de primeira viagem?

As vacinas já começam a ser aplicadas no primeiro mês de vida, são 3 doses a cada mês, então depois que o gatinho completa 3 meses é preciso apenas fazer o reforço anual. A castração é bem importante e depende do protocolo do médico veterinário, mas geralmente essa cirurgia já pode ser feita aos 4 meses de idade.

– Como funciona o seu serviço de cat sitting e hotel?

O hotelzinho é em casa, temos um quarto apenas de hotel então fica um cliente apenas por período (ou dois se forem da mesma família). Todos os dias nos comunicamos com a família do gatinho, mandamos fotos e um diário do dia do gato. Se precisar ministrar medicamentos também fazemos. Trabalhamos com feromônios no hotelzinho para ajudar na estadia. O gato deve apresentar a carteira de vacinação em dia e aplicar um antipulgas no dia do check in. O dono deve trazer a ração e qualquer pertence pessoal que desejar.
No cat sitting eu vou uma hora por dia na casa do gatinho, brincamos, limpo a caixinha de areia, dou água e ração e medicamentos (se o gato estiver tomando). Sempre mando fotos e notícias para a família no final de cada dia.

Se você leu essa matéria e está indo adotar o seu confira essas páginas antes de sair de casa, elas sempre divulgam gatinhos que estão para adoção:
Adote um gatinho
Eu amo gatos
Associação natureza em forma

Comentários fechados.