Varandas cheias de charme

Chegar em casa, pegar uma taça de vinho e descansar um pouco na varanda olhando a cidade lá embaixo é uma das melhores maneiras de terminar um dia de trabalho. Ainda mais no verão! Quer saber como deixar esse cantinho mais bonito e aconchegante, apesar do pequeno espaço disponível? Separei algumas dicas legais e que podem ser colocadas em prática logo, logo, em tempo de curtir a melhor estação do ano.

– Escolher bem os móveis é o primeiro passo para ter uma sacada que funcione no dia a dia. É, porque não adianta comprar aquela cadeira colorida liiinda que você viu na loja se ela vai atravancar a passagem. Prefira peças pequenas e versáteis, como banquinhos de plástico que são leves e podem passear pela casa. Cadeiras dobráveis também são uma boa opção, assim você pode deixá-las encostadas na parede quando não estiver usando.

– Use pallets. Afinal, não é à toa que eles estão na moda. (Para quem não reconheceu o nome, pallets são aquelas bases de madeira clara usadas em armazéns para apoiar caixas, mas algumas lojas já vendem modelos zeradinhos para serem transformados em objetos de decoração). Além de baratos, eles têm mil e uma utilidades. Na varanda podem virar a base de um pequeno sofá, apoio para vasos sobre o piso ou até um painel de parede para você pendurar plantas. Pense que é uma versão de jardim vertical mais “pé no chão”.

– Piso feio também tem solução – e olha que essa não envolve quebra-quebra nenhum (ufa!). Para esconder o revestimento antigo, compre aqueles decks de madeira modulares. Normalmente as partes são encaixáveis, então dá para instalar sem ajuda, e eles ainda podem ser usados sobre o piso original sem problemas. Se você não gosta desse visual de deck, experimente usar uma esteira de fibra sintética estampada. Ué, tapete na sacada não é tão absurdo assim desde que ele suporte chuva.

– Acessórios e detalhes interessantes são bem-vindos sempre, mas é bom não exagerar. Invista em almofadas com diferentes estampas, lanternas étnicas, quadros e plantas, é claro. Natureza é essencial, mesmo que ela se resuma a uma jardineira com hortaliças ou a arranjos suspensos no teto. Se tiver espaço, uma estante estreita com quatro prateleiras pode virar display para orquídeas e outras espécies.

Pronto! Agora mão na massa – e a outra na tacinha de vinho.