#TorradaTorrada

O tempo está passando mais rápido. Isto é um fato que pode ser observado prontamente naquele momento em que você diz: “Nossa, mas já é Natal?” Sim, já estamos entrando na época das festividades e, claro, temos a sensação de que os dias, meses e anos estão voando. Com isso, nós amadurecemos também, na velocidade da luz, e começamos a gostar de coisas que nunca antes pensamos que um dia poderíamos gostar. Tipo.. “Mãe, pra que você vai passar nessa loja, onde só se vende coisa pra cozinha?” (eu, na adolescência) ou “Nossa, mas que frigideira linda! Vai combinar muito com meu novo jogo de louça” (eu, aos 24).

Agora, para o meu espanto, comecei a entrar nesses lugares e sonhar com a cozinha dos meus sonhos, com aquele jantarzinho para os amigos e com aquela receitinha gourmet maravilhosa. Quem nunca?

E, afoita por lições de culinária para entusiastas da gastronomia, eis que me deparo com o canal Torrada Torrada! Ele é feito pela querida Luanda Gazoni, que tem, além de receitas fáceis, rápidas (afinal, estamos vivendo no fast forward), tem também um visual incrível, com ideias bem legais para você fazer para seus convidados ou até para decorar o seu antro gastronômico! Ah, sem contar os convidados bacanas que ela leva em alguns episódios do programa!

Bati um papo com a Luanda, confira a seguir:

A – Como surgiu a ideia de começar a mexer com gastronomia?
L – Eu cozinho desde pequena, sempre gostei de me aventurar na cozinha. Apesar de nunca ter estudado gastronomia, tive aulas de culinária no colégio (era francês, não é chique?) – o que me deu uma ótima base e me fez gostar ainda mais de testar e experimentar receitas novas.

A – E a ideia de criar um blog / canal para compartilhar receitas?
L – Eu sempre trabalhei com audiovisual, TV, roteiro e direção. Já tinha um outro blog que compartilhava algumas receitas e queria fazer vídeos, para juntar as duas coisas que mais gostava.

A – Como surgem as ideias para os vídeos?
L – Eu faço muita pesquisa de pratos, saio bastante para comer fora, gosto de viajar e experimentar coisas diferentes. Cada experiência acaba gerando uma nova ideia! Sempre ando com um caderninho na bolsa e vou anotando tudo, temperos, combinações…uma hora vira uma receita! Outras vezes pego receitas mais clássicas e mudo uma coisinha aqui ou ali. Para mim, essa é a parte mais divertida na cozinha: inventar, mudar, transformar um prato simples em uma refeição super charmosa!

A – Quais são seus programas/lugares gastronômicos favoritos em SP?
L – Gosto bastante de frequentar os eventos e feiras gastronômicas que rolam em SP. Gosto de bater perna por Pinheiros, Vila Madalena…tem muita opção de lugares bacanas.

A – Quais são os itens que uma cozinheira de primeira viagem precisa ter?
L – Uma boa faca, um fouet, uma tábua e paciência! Eu não dispenso uma batedeira! Mas isso para quem gosta de fazer doces, bolos e pães. Não consigo viver sem.

A – Por que o nome Torrada Torrada?
L – Eu gosto muito de torrada e sempre foi um costume comer uma torrada no café da manhã. Estava em busca de um nome para o site e uma vez estava contando uma história da minha vó, que esquecia as torradas no forno e elas queimavam, usei a expressão “Torrada Torrada” e BINGO! Tava decidido, não tinha mais jeito!

A – Quais são as 5 dicas preciosas para quem vai se aventurar pela primeira vez na cozinha?
L – O mais importante é saber que você vai errar algumas vezes e isso não quer dizer que não sabe cozinhar. Com os erros conseguimos aprender muito, então bola pra frente e se não der para “dar um jeito”, começa de novo!.

Segunda dica: organização ajuda muito, muito mesmo! Fazer um checklist e separar tudo o que precisa antes de começar a cozinhar vai te ajudar a fazer tudo mais rápido e também a evitar sustos de “putz não tem ovo” bem no meio da massa do bolo.

Terceira: Depois de separar os ingredientes, checar a validade deles.

Quarta: na hora de fazer uma receita, sempre pesquisar duas ou três opções. Cada cozinheiro tem um jeito e um gosto particular, é legal ver a que mais combina com seu paladar. E obviamente, ficar a vontade para fazer suas próprias alterações. (Se for confeitaria, melhor ter mais segurança na receita antes de mudar…as medidas são muito precisas e é melhor seguir a risca).

Quinta e última: só aprende a cozinhar quem cozinha, então coloca o avental e vai na fé!

Não é uma fofa?

Aqui, duas das minhas receitas favoritas: salada de quinoa e caipirinha.

Beijos!