Em 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial, que era um esfera de 58 cm de diâmetro com quatro antenas. A missão daquele equipamento de altíssima tecnologia para a época era transmitir pulsos por radio e acabou provocando a corrida espacial como parte da Guerra Fria. Isso tudo é história, mas o que nos interessa no momento é que o Sputnik também provocou uma onda de novidades na arquitetura, no design e na moda do anos 60, como não poderia deixar de ser.
Acho que a criação mais bonita feita a partir da imagem do Sputnik russo original é a imensa linha de luminárias que surgiram durante o final dos anos 50 e toda a década de 60. Viraram clássicos, hoje estão sendo revitalizadas e voltaram com tudo à moda na decoração.
O apartamento em Madrid (ver fotos 1, 2 e 3), todo decorado no estilo colorido e vibrante dos anos 60 tem várias luminárias Sputnik originais e a combinação ficou perfeita!
As luminárias Sputnik têm o clima da Los Angeles dos anos 60, como a da entrada da casa de Palm Springs, na foto 4.
Jonathan Adler, que adora as cores e formas dos anos 50 e 60 usa e abusa do Sputnik, tanto em sua casa de Shelter Island (foto 5), quanto em seu apartamento de Nova York (foto 6).
A Design Within Reach apresenta diferentes versões de ambientação para Sputnik. Uma bem no clima dos anos 60, com estofados em cor vibrante e o tradicional painel de madeira (foto 7). E versões em estilo mais contemporâneo, como nas fotos 8 e 9…
E por que não um Sputnik na cozinha (foto 10), com uma leitura mais moderna?
Eu adoro essas luminárias e fica difícil dizer qual é a mais bonita!
1 comentário COMENTE TAMBÉM
Priscila
-Como sempre, fab post! Super inspirador, amei o da cozinha!
Comentários fechados.