Verena Smit e sua arte

Encontrei a Verena Smit no ano passado, quando ela foi fazer um retrato meu de “bailarina”, para uma matéria da Revista Cidade Jardim. Disse “encontrei” porque já a “conhecia”, graças a amigas em comum que me mostraram seu trabalho lindo. Desde então já a seguia no insta e adora sua proposta inovadora e fresh nos editoriais de moda e retratos que clicava. =)

Formada em Cinema na Faap e recentemente graduação no International Center of Photography em NY, cidade onde morou por dois anos e meio. Verena sempre foi mais da fotografia, mas confessa que em NY começou a olhar, ter contato e vontade de  testar outras formas de arte. Foi aí que começou a explorar as imagens com texto, palavras, fazer colagens, desenhar…

Aqui faço uma pausa e suspiro, pois tenho vontade de ter uma parede a mais na minha casa só para enchê-la com suas obras! Não a toa tem sido descoberta por revistas internacionais que rasgam seda para a moça.

Acabei de comprar minha constelação Leão da série Signos, impressa em jato de tinta e desenhadas uma a uma a mão com caneta. Para quem mora em SP, a série dos signos está a venda na Joulik e em breve no Gato Bravo.

A série das Palavras e frases riscadas surgiram através de uma brincadeira com frases clichês. “Acho que está fazendo sucesso porque as pessoas se identificam com ambas possibilidades e com a ironia sincera delas.” Além delas, as séries Rosa e a print da mão podem ser comprada por email no [email protected] – entrega para todo Brasil.

Até o final do ano ela publica seu primeiro livro de forma independente – um ensaio feito durante seu último ano morando em NY. Um relato mais íntimo, de imagens e palavras, mostrando amigos, momentos, NY… Já estou curiosa.