Dicas para organizar seu cantinho de estudo e estimular a concentração

Hoje em dia, parar e se concentrar em uma única tarefa por mais de meia hora é algo que parece impossível. É o telefone apitando, televisão ligada, mil tarefas na lista de espera, prioridades se embaralhando. A gente sabe como é isso e, olha, é daí pra pior. E engraçado que a tecnologia facilita a nossa vida e, ao mesmo tempo, nos deixa cada vez mais sem tempo.

Que tal então melhorar o foco para otimizar o trabalho e o estudo, centralizando a mente em uma coisa só por vez? E você sabe que um ambiente desorganizado e desagradável é o inimigo número um dessa missão, né?

Para te ajudar a dar um up na organização, nós vamos te dar algumas dicas pra você aplicar no seu cantinho de estudos ou de trabalho. Afinal de contas, é dali que precisam sair ideias, metas e resultados, certo?


Dica 1 – Afaste tentações

Afaste o máximo de interferências possíveis. E quando dizemos interferências queremos dizer barulho, eletrônicos e obstáculos visuais, mais conhecido como ba-gun-ça. Se puder, ajeite seu cantinho de trabalho ou estudo em um cômodo mais tranquilo da casa, ou em um canto bem arejado do seu próprio quarto. Sentir-se confortável e tranquilo é o primeiro passo para um bom rendimento.


Dica 2 – Melhore a decoração do ambiente

Sabe aquela sensação de aconchego? Então, é isso o que você deve sentir no local onde estuda ou trabalha. Afinal, você vai precisar fazer ali algumas coisas chatinhas e, um ambiente feio e monocromático não ajuda muito. Que tal usar lousas, pôsteres, adesivo de parede ou papel de parede adesivo? São fáceis de aplicar e fazem com que seu espaço fique delimitado e separado do resto do cômodo. As cores estimulam a criatividade e são um descanso visual pra quando a cabecinha está a ponto de pifar. Olha só algumas ideias:

Adesivo de parede Mapa Mundi – Kola – compre aqui
Papel de parede adesivo Festival – Kola – compre aqui
Papel de parede adesivo Pixel – Kola – compre aqui
Pôster A3 Dobras – por Lucas Rampazo –Kola – compre aqui
Papel de parede adesivo Areia – por Lucas Ramapzzo – Kola – compre aqui
Adesivo de parede Lousas – diversos modelos – Kola – compre aqui


Dica 3 – Escreva à mão

Adesivos de parede lousa, pranchetas e post-its são ótimas ferramentas para isso e podem até ser usados na decoração do seu cantinho. Quando você coloca no papel algumas ideias, elas automaticamente se registram duas vezes no seu cérebro, aumentando as chances de você não se esquecer delas quando mais precisar. Outra coisa: faça listas de prioridades e vá riscando as tarefas cumpridas ao longo do dia. Porque a gente gosta de unir o útil ao agradável, né? 😀


Dica 4 – Ouça música

Algumas pesquisas já indicaram que ouvir música durante os estudos pode ajudar você a absorver melhor o aprendizado. Como essa é uma ótima notícia pra quem não vive sem os fones de ouvido, uma dica: conheça o Stereomood, uma rádio online que escolhe as músicas pra você conforme a sua atividade do momento ou humor. Lá tem as categorias “trabalho”, “estudo”, “relaxando”, “melancólico”, entre tantas outras. É só escolher e se sentir abraçado pelo estilo musical mais propício.

E ah, nesse vídeo abaixo, você pode ouvir uma hora de música que pesquisadores afirmam que fazem seu cérebro ficar focado e muito mais concentrado. É o projeto [email protected]. As músicas agem na frequência cerebral, deixando o pensamento mais fluido e a mente mais propensa ao foco, diminuindo a intensidade das ondas cerebrais. Quer tentar? Dá o play, escolha o estilo e depois conta pra gente se funcionou!

Até o próximo post! 😉

6 comentários COMENTE TAMBÉM

Gostei da ideia das pranchetas, só não sei se é funcional.. parece mais estético

Adorei o post… só as letras que você está usando são muito pequenas e isso dificulta a leitura. Também tenho um blog e adoro as sugestões para melhorar ainda mais! Beijos (http://www.dicasgramado.com.br/).

Concordo com o comentário da Flávia. A escolha tipográfica não está boa. Nem o tipo escolhido nem o tamanho.
Bem dificinho de ler.
Quando ao post, interessante, mas acho que faltou falar sobre uma cadeira confortável, a altura da mesa, iluminação etc.
Um abraço.

Oi, Mel. Tudo bem?
Aumentamos a fonte. Está melhor?
Obrigada. Bj

oooi, como colar post it na parede? Devo colar antes algum tipo de adesivo ou devo usar uma fita / cola de especial para isso?

Eu quero umas fotos de escrivaninhas, com material reciclavel ou de baixo custo.
E as ideias estudos,de se concentrar,pois tenho dois filhos o mais velho tem oito anos.
Ele esta na segunda-serie,e é bem dificil…
obrigada

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores