Bazar POP Plus Size

Flávia Durante é jornalista e empreendedora. Recentemente, deixou o cargo de editora dos sites das revistas Trip e Tpm para se dedicar ao Bazar POP Plus Size, que começou despretensioso e já se tornou uma referência de moda plus size.

A sétima edição acontece no próximo sábado, dia 13 de setembro. Fico feliz que entre as semanas de moda mais importantes do mundo (a London Fashion Week começa nessa sexta), a gente tenha também um evento nacional inclusivo, com a curadoria alegre e sensível da Flávia.

Adoro acompanhar os desfiles e tendências dos grandes estilistas mundo afora, mas também fico contente ao ver espaços onde a moda desce do seu pedestal elitista e se torna acessível de verdade.

Conversei com a Flávia e pedi para ela contar um pouquinho sobre o Bazar e sobre a moda plus size.

1) Como surgiu o Bazar POP Plus Size?

Comecei o bazar em dezembro de 2012 para para revender biquínis plus size, pois os meus sempre foram elogiados pelas minhas amigas, e juntei mais uma meia dúzia de marcas iniciantes em um galpão no Bixiga. Mas acabei gostando mais de organizar o bazar do que de vender, então, depois de um tempo, foquei na produção do evento. Comecei com seis expositoras e hoje já somos dezessete. Hoje fazemos o bazar no BYOB, em plena Oscar Freire.

Procuro sempre fazer uma curadoria apurada das marcas que participam. Não basta ser “plus size”, mas precisa ter um espírito jovem, autoral e criativo. O carro chefe do bazar é a marca Chica Bolacha, que vem de Porto Alegre. Já tivemos também marcas de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Nessa edição, teremos também marcas tradicionais como a Morisco Lingerie e a Melinde. E várias marcas que começaram no Bazar POP Plus Size já estão se expandindo, como a Oh! Querida e a Lollaboo.

2) O termo “plus size” é um pouco controverso. Alguns o criticam por presumir que existe um tamanho “normal” e um tamanho “plus”. Qual é sua opinião sobre a polêmica?

Acho “plus size” o termo mais neutro possível. Não curto o “moda para gordinhas”, por exemplo, pois infantiliza e diminui a mulher. E nem “tamanhos especiais”, pois não somos melhores e nem piores do que ninguém. E o “plus size” também se aplica a mulheres altas, de seios fartos ou quadris largos. Muitas mulheres com essas características também têm dificuldades em encontrar roupas nos seus tamanhos.

3) A representação de mulheres “plus size” pela mídia também costuma ser equivocada. A mulher que veste acima de 46 raramente se vê representada. Você acredita que estamos caminhando para um novo momento, com mais representatividade?

A mulher “plus size” na mídia aparece como motivo de chacota, como a “gordinha engraçada” ou como motivo de fetiche, em ensaios hiper sexualizados. Entendo os ensaios sensuais, mas dar espaço para a mulher fora dos padrões na mídia não é só colocá-la em novelas em situações de bullying, como a Globo tem feito em várias novelas seguidas. Por que não uma protagonista de novela gorda sem que isso seja o tema, da forma mais natural possível? Ou então uma modelo ou atriz gorda na capa de uma revista sem que o tema seja “Especial Plus Size”?

Para mim, a melhor capa recente nacional com uma mulher plus size foi a da Preta Gil na Nova de dezembro/2013. Note que não é um especial plus size e não há nenhuma chamada do tipo “sou gordinha, mas sou feliz”. O tema foi ELA, Preta Gil.

Outra capa marcante foi a de uma revista Key em 2008, com a modelo Dani Bonani na capa. Ela estava lá por ser linda e fashion e não por ser magra ou gorda.

4) No tumblr do Bazar existem algumas fotos legais inspiradas nas tradicionais imagens de look do dia e uma lista de blogs brasileiros que você recomenda sobre o tema. A ideia é investir também em conteúdo de moda plus size em geral?

Sim! Aquelas são imagens inspiracionais de blogueiras que acompanho, para dar o tom do bazar. Mas no futuro pretendemos criar conteúdo e levar o bazar para outras cidades também.

Vai lá: Bazar POP Plus Size, dia 13 de setembro, das 11h às 19h, na BYOB: Rua Oscar Freire, 2298.

Observação: as imagens são de blogs de moda plus size (01 e 03) e da marca Chica Bolacha (02), um dos maiores destaques do Bazar.