Grécia, Turquia e Montenegro

Mais do que nunca, o bom uso dos recursos naturais do planeta é tema central na agenda de preocupações da vida moderna. Buscar soluções que garantam a proteção do patrimônio natural é fazer sempre uma diferença positiva.

Sustentabilidade também é palavra de ordem quando escolhemos um destino para visitar.

Ao pensarmos numa viagem de férias a partir das ações sustentáveis que este destino oferece, acabamos inseridos num panorama onde as responsabilidades sociais e econômicas se juntam à preservação do meio ambiente. Esta é uma forma inteligente de contribuirmos com o destino do planeta.

Atentos a isso, a Teresa Perez selecionou destinos para quem está preocupado com o desenvolvimento sustentável – desde pequenas soluções que visam a economia dos recursos hídricos até tecnologias inovadoras aplicadas numa cidade totalmente inteligente, sempre acompanhados de indicações de hotéis para vivenciar tudo isso.

Começamos por Grécia, Turquia e Montenegro:

O quarto pilar: sustentabilidade cultural

Ainda na Grécia Antiga, os teatros de rua foram visionários ao adiantar um conceito que somente 2 mil anos depois ganharia nome – sustentabilidade cultural. Um espetáculo que incentivava o recolhimento do lixo das ruas talvez tenha sido uma das primeiras ações de educação ambiental de que se tem notícia. Países com tradições artísticas milenares, como a Grécia e a Turquia, ou mais jovens como Montenegro, com suas raízes étnicas imemoriais, são hoje responsáveis pela modernização de projetos culturais que incentivam uma nova atitude em torno da sustentabilidade.

E para vivenciar os países sem deixar a sustentabilidade de lado:

Amanzoe (Porto Heli, Grécia)
A integração ambiental é uma das mais destacadas ações sustentáveis do Amanzoe. A preocupação com os recursos naturais é notada através dos modernos sistemas de iluminação, minimizando o impacto do consumo de energia elétrica em todas as instalações do hotel.

Amanruya (Bodrum, Turquia)
O projeto arquitetônico do Amanruya, que considera  toda a imensa herança cultural turca, por si só já o destaca no país. Atentos ao cuidado com o meio  ambiente, seus restaurantes utilizam produtos orgânicos e de fontes sustentáveis.

Aman Sveti Stefan (Montenegro)
No centro da costa adriática de Montenegro, o Aman Sveti Stefan incorporou na sua construção técnicas ecologicamente sensíveis. Com isso, o reduzido  impacto ambiental atendeu todas as expectativas de sustentabilidade contemporâneas.