Endívias caramelizadas

Oi pessoal, sou a Letícia do All We Need is Food. Uuma cozinheira comilona que se derrete toda quando alguém prova um prato seu e diz “meu Deus, isso aqui tá bom demais”.

Depois de um ano sabático dedicado à gastronomia em Paris, fiz um curso profissional de culinária e agora trabalho na cozinha do Joël Robuchon aqui. Estarei com vocês aqui no Achados compartilhando meu olhar sobre a culinária, lugares de comida em Paris que são verdadeiros achados e receitas gostosas, lindas e que dão certo. Ah, e claro, convencer vocês a experimentarem mais, já que o “mundo encantando dos sabores” só se abre quando provamos de tudo.

Hoje vamos começar por esta receita de endívia caramelizada para provar que endívias são gostosas e fáceis de fazer. Voilà:

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo cozimento: 30 minutos

Ingredientes
– 2 endívias
– de 1 a 2 colheres de sopa de manteiga (quantidade depende do tamanho da panela)
– aproximadamente 1 colher de sopa de açúcar mascavo (quantidade depende do tamanho da panela)
– sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
– Tire a primeira camada exterior de folhas das endívias e corte um pouquinho da sua base (o “anel” que a suporta), o suficiente para tirar a sujeira que normalmente fica ali. Não precisa lavar a endívia, já que com esses procedimentos ela já estará limpa.
– Corte as endívias no meio no sentido do comprimento.
– Unte com manteiga o fundo de uma frigideira (de preferência de fundo grosso e/ou anti-aderente), mas unte bem até que você veja a camada de manteiga com fartura. – Polvilhe açúcar mascavo por cima.
– Coloque as endívias com a parte reta para baixo, tampe a frigideira e ligue o fogo na intensidade média. Depois de 3 minutos ou até que você perceba que a manteiga está derretida, mude para fogo baixo, mantendo a panela tampada. Se durante o cozimento você perceber que o fundo está secando um pouco, acrescente mais manteiga. Depois de aproximadamente 20 a 30 minutos ou até que ela esteja cozida e caramelizada como na foto, a endívia está pronta.
– Polvilhe um pouquinho de sal e pimenta do reino por cima e sirva. Ela fica uma delícia com carne vermelha, inclusive churrasco!

E aí? Gostaram? Se forem testar, não esqueçam de compartilhar com a hashtag #osachados