Viva o inverno: sopinha de abobrinha

Por Letícia Massula

O inverno é a época mais difícil do ano de manter a dieta. Por mais que a gente ame saladas, o corpo pede calor! E achar comida quentinha, gostosa e pouco calórica não é fácil… Daí essa sopinha aqui de abobrinha, que eu adoro: fácil de fazer, cheia de bossa, sabor, calor e quase sem calorias.

A textura fica aveludada e o sabor muito delicado. O charme fica por conta do chancliche e das fitas de abobrinhas grelhadas que finalizam o prato. Bom apetite e viva o frio! 

 Sopa de abobrinha

Ingredientes – 4 porções
4 abobrinhas
½ chancliche desfeito com o garfo (queijo árabe encontrado à venda em empórios sírios e libaneses puro como usei, ou coberto de zátar ou pimenta calabresa)
1 cebola pequena brunoise
2 dentes de alho brunoise
4 colheres de azeite de oliva
Ciboulette
1 litro de água
½ pimenta de dedo de moça em lâminas (opcional)
Sal e pimenta do reino à gosto
 

Modo de preparo
Com a ajuda de um descascador de legumes faça fitas de uma das abobrinhas como na foto (aproximadamente 4 fitas por porção). Corte o restante das abobrinhas em cubinhos.
Aqueça uma frigideria antiaderente (sem azeite) e disponha as fitas de abobrinha até que dourem dos dois lados. Reserve.
Em uma panela sue a cebola em 3 colheres de azeite e uma pitada generosa de sal. Acrescente o alho.
Junte a abobrinha em cubinhos e mexa com delicadeza até que mudem de cor. Acrescente água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo medio.
Quando a abobrinha estiver macia (cozida), passe o conteúdo da panela pelo mixer ou bata no liquidificador. Volte para a panela, deixe ferver e reduzir até ficar uma sopa encorpada e aveludada. Ajuste o sal.
Em um prato disponha rolinhos das fitas de abobrinha grelhadas no centro e então a sopa. Salpique com o chancliche, gotas de azeite, pimenta moída na hora e ciboulette.

2 comentários COMENTE TAMBÉM

Jura que você escreveu que a SOPA , A SOPA ??? È CHEIA DE BOSSA???
Morro com isso , até a sopa tem bossa agora !!!
Não basta que quando vocês não tem o que escrever sobre um look mete um “cheia de bossa” nele , agora até a sopa????
Meu Deus , aonde vamos parar!

Oi Juliana! Se você reparar, o post foi escrito pela nossa colaboradora, chefe de cozinha, Letícia Massula. Se ela acha que a criação dela tem “bossa”, eu não posso discordar e mudar um texto que não é meu. Você pode não concordar com a palavra, mas eu provei e posso dizer que ela tem um quê diferente sim, graças à textura. Bj

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores