“Modelos” de mulheres para quem?

A Cris Girardi, nossa Gerente Comercial, trouxe essa ideia de pauta para o Achados, que eu achei incrível! Convidei ela para escrever, e quem sabe vamos ver mais posts dela por aqui. 😉

Semana passada me deparei com um post no Update or die com um vídeo sobre uma palestra do TED onde a modelo Cameron Russell dizia que era apenas” uma menina bonita e magrela que ganhou na loteria genética” – pãn.

Resolvi assistir ao TEDTalk e me surpreendi, e muito, com aquela “menina bonita e magrela” que dizia algo que fez muito sentido pra mim – eu, que sou uma “menina mortal”, mas principalmente para o eu “mulher”. A moça diz que mesmo ela, abençoada pela genética, tem os seus dias ruins onde se sente infeliz e mal consigo mesma, como qualquer uma de nós, “mortais”…

Esse vídeo é de 2012, portanto me perdoem pela notícia não ser “quente”, mas eu nunca tinha visto.

Cameron, que começa tímida e troca o modelito “on stage” (acho que é uma coisa normal para as modelos), por um bem mais confortável (a.k.a. sapatilha, uma amada e velha conhecida minha – odeio salto rs) começa a contar a história da sua carreira de modelo, mostrando claramente a diferença entre o que é real e o que é irreal e absolutamente construído pela mídia nas nossas cabeças sobre a vida e imagem de modelo.

Ela mostra uma de suas primeiras campanhas onde usa uma calça jeans “super sexy”, agarrando um modelo masculino “super sexy”, e fazendo cara de “super sexy” – ao mesmo tempo em que explica que na época, ela nunca tinha tido um namorado na vida, e estava se sentindo super esquisita e desconfortável, enquanto o diretor dizia para o modelo agarrar sua bunda, etc e tal… Cameron joga na nossa cara, o quanto uma imagem é poderosa e ao mesmo tempo superficial. E me fez pensar também qual o real significado da “beleza e da imagem”.

Cameron diz que dentro dos padrões de beleza, ela é bonita e está tirando vantagens disso.

Mas digo, na minha humilde concepção sobre o assunto, que fiquei feliz em ver uma modelo dando esse depoimento tão honesto e simples. Fiquei feliz porque isso significa um movimento que já está acontecendo no mundo para mudar esses padrões ou ao menos conscientizar as pessoas e mulheres mundo afora. Feliz, pois faz parte do “Manifesto pela beleza real das mulheres”, sem ilusões ou photoshop de mais.

Sinceramente, eu não conhecia a Cameron. Dei um Google nela e achei fotos incríveis de campanhas para marcas como Calvin Klein, Prada. Armani, Victoria’s Secret, H&M (na nossa galeria de fotos, algumas delas) entre outras. Cameron ganhou a minha admiração como mulher, não só pela sua beleza, mas principalmente pela atitude.

Nós, da Equipe os Achados, acreditamos e incentivamos muito essa maneira de pensar e de viver. Por isso, convido você, que também é uma “mulher mortal e real” para pensar 5 minutos sobre o assunto e se amar. Se amar mesmo, com todos os defeitinhos que você acha que tem, e amar não só o corpo ou aparência, mas a sua vida, personalidade, individualidade e qualidades como pessoa e mulher, que só você tem! 🙂