Moda&Comida: cavalinha

Sazonal 2 – Cavalinha grelhada com salada de couscous, abacate, tangerina e erva doce

E continuando na série sazonal, partimos para um churrasco no jardim, tudo para preparar como se deve, na grelha, as lindas cavalinhas. Primas das sardinhas, vestidas de prateado como elas e que gritavam de todas as bancas de peixe do Mercadão, quase implorando à freguesia: Nós! Nós! Moça leva a gente! Senhor, estamos no ponto, gordinhas!

Não resisti, mesmo porque cinza chumbo estava na paleta de cores da Bia, assim como um verde queimado quase musgo, que me deu a idéia de combinar com abacate e o toque final mesmo ficou por conta da erva doce e as tangerinas, que estão bombando na temporada.

Coloquei a Bia na grelha, pra finalizar as cavalinhas enquanto eu e o Andre terminamos os acompanhamentos e a montagem da travessa. E quando juntamos o look com  a comida, Ual! Uma luva, o colar remeteu à saladinha refrescante de laranja com erva doce, e as marcas da grelha nas cavalinhas deixou todas elas vestidas com o mesmo casaco da Bia! Bingo!

E o melhor da história, ficou tudo uma delícia, dificil foi fazer a produção parar de comer e voltar ao ensaio! 😉

A receita vc confere agora: cavalinha grelhada acompanhada de salda de couscous marroquino com abobrinha, cenoura e abacate e saladinha fresh de erva doce com tangerina.

Nada mais simples que fazer peixe na brasa, basta untar com azeite, alguns minutinhos na grelha e estão prontos. Pra acompanhar fiz um couscous marroquino com cubinhos de abobrinha, cenoura e abacate, além de ciboulette da horta e azeite. E pra finalizar uma saladinha clássica: gomos de tangerina com laminas finas de erva doce, super fresh pra contrabalancear os sabores profundos das cavalinhas. Ficou a cara do mediterrâneo, além de muito fácil de fazer.

Ingredientes – 4 porções

Cavalinhas

4 cavalinhas

4 colheres de azeite

flor de sal

Couscous

2 xícaras (chá) de couscous marroquino (semola de grano duro)

2 xícaras (chá) de água fervida com 1 pitada de sal e duas casquinhas de limão

1 xícara (chá) de abobrinha brunoise (cubos minimos)

1 xícara (chá) de cenoura brunoise (cubos minimos)

1 xícara (chá) de cubinhos de abacate

1/2 xícara (chá) de ciboulette

raspas de 1 limão tahiti

suco de 1/2 limão tahithi

8 colheres de azeite extra virgem

flor de sal e pimenta preta moída na hora

Saladinha fresh

1 xícara (chá) de gomos de tangerina sem película

1 xícara (chá) de erva doce laminada finamente

1 colher (sopa) de suco de tangerina

3 colheres (sopa) de azsite extra virgem

folhinhas de erva doce

flor de sal e pimenta moída na hora)

Modo de fazer

Acender a churrasqueira

Essa churrasqueira pequena se chama gengis khan e eu adoro, é prefeita para um churras pequeno, pra bebericar no jardim e enquanto assa um peixinho, um camarão… Pra começar o fogo, use um acendedor e caso, tenha se esquecido de um (como eu…) use papel e pão velho embebido em alcool a 98 graus. Sobre ele coloque o carvão. Aí é só acender e já começar a cantar light my fire mentalmente… ou você prefere Franz Ferdinand com This Fire? Eu fico entre uma e outra…

Cavalinhas

Quando o braseiro estiver formado, unte as cavalinhas com azeite e leve-as diretamente à grelha. Basta 2 minutos de cada lado. Retire-as do fogo e polvilhe com flor de sal.

Couscous

Hidrate a semola com a água quente aromatizada com limão, um fio de azeite e uma colher (chá) de sal. Misture bem, cubra com um pano de prato e espere 5 minutos. Solte a semola com um garfo, desfazendo os grumos. Em uma tigela misture a ceboura, abobrinha, abacate, raspas e ciboulette. Regue com azeite e limão, polvilhe de flor de sal e pimenta mopida na hora. Mexa com delicadeza. Acrescente a sêmola e misture tudo junto com cuidado. Ajuste o sal. Sirva com fatias de abacate.

Saladinha fresh

Misture todos os ingredientes e ajuste o sal.

Montagem

Sirva o couscous na travessa. Ao lado as cavalinhas e sobre elas a saladinha fresh.